Newsletter subscribe



Artigos

Socorro, meu dinheiro sumiu!

Posted: 19 de outubro de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Malu Monteiro*

Vamos falar de dinheiro? A minha vontade é dizer que não quero saber deste assunto. Mas, depois eu digo que quero saber de dinheiro SIM. Estamos em um mundo capitalista, o dinheiro é importante e eu tenho que cuidar dele para não faltar, para fazê-lo multiplicar e trabalhar pra mim.

Difícil, essa tal de matemática financeira. Já fui gerente de banco e ajudar empresas e pessoas a saírem do sufoco financeiro me rendeu uma boa bagagem para entender o mundo do dinheiro.

A primeira coisa que compartilho com você é que ninguém tem problema de dinheiro. Talvez você pense que loucura é essa? Loucura, loucura não é não. A maioria dos problemas financeiros não é causada pelo dinheiro. Se isso é verdade então porque temos tanta gente endividada, no sufoco? O salário não dá para as despesas do mês, é reclamação em cima de reclamação… Tem gente que vive tão estressada por problemas causados com excesso de contas: é cartão de crédito, carnês, e outras despesas que fez e que agora não cabem no orçamento.

É impressionante como milhões de brasileiros são atormentados por dívidas que viram bolas de neve e como isso lhes tira o sono.

Sim, eu sei que o cenário econômico não é dos melhores. Eu tenho participação nisso e o que posso fazer é acompanhar as pessoas que elegi e exigir que cumpram as promessas que me fizeram. Como? Tendo presença política no meu bairro, na prefeitura da minha cidade, participando das políticas públicas.

Já sei você vai falar que não gosta de política. Não precisa gostar, mas tem que participar!
Voltando ao meu, ao seu, rico dinheiro, saiba que o caos financeiro acontece em três dimensões e muito mais próximo do que imaginamos. São eles o desemprego, o divórcio e a disciplina.

A disciplina depende exclusivamente de você, e é aí que vamos atacar o “come-come” do dinheiro. Neste momento, o ideal é apertar o cinto e tomar pé da situação usando a disciplina a nosso favor.

Sabe como? Usando os 5 passos para eliminar o stress financeiro:

1 – Faça uma lista com todas as suas despesas fixas (água, luz, telefone, escola, etc.). O pulo do gato é gastar menos do que ganha. Corte todas as “gorduras”.

2 – Analise quais são os hábitos que estão lhe causando problemas. Comer fora, incluir sobremesas, refrigerantes e sucos todos os dias podem ser ladrões de reais. Olhe com carinho para sua lista e esteja disposto a mudar, se necessário tome medidas drásticas.
3 – Fale sobre suas questões com dinheiro com quem pode lhe ajudar. Tenha uma conversa franca com pessoas da sua confiança e também com seus credores, estes são os maiores interessados depois de você em uma solução.

4 – Aperte o cinto na hora de fazer seu orçamento doméstico. São os pequenos gastos no nosso dia-a-dia que funcionam como verdadeiros ladrões de dinheiro. Hoje, o sorvete, a balada, a viagem, o cinema com pipoca. Itens não programados que minam seu orçamento.

5- Poupe, poupe nem que seja usando a estratégia do cofrinho. A poupança é a melhor maneira de construir sonhos. Poupar te motiva a construir um presente e um futuro sem stress.

Ainda assim, se não conseguir sozinho procure a ajuda de um profissional, procure ajuda na empresa em que trabalha, faça cursos e participe de palestras. Dívidas não são pagas com insônia, mas com lucidez!

Pense nisso!

Abraço carinhoso,

*Malu Monteiro, Coach – Membro da Sociedade Brasileira de Coaching, Palestrante, Professora universitária, Escritora, coautora do livro Qualidade Total, organizações excelentes, Coordenadora editorial e escritora do livro Damas de Ouro – a inteligência feminina em ação. Informações em www.malumonteiro.com.br, contatos pelo celular (11) 9 9678 3271 e email: malu@malumonteiro.com.br