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Soft Skills: o que são essas competências?

Soft Skills o que são essas competências, entrevista com Elisabeth Rodrigues da Vedacit
Posted: 1 de outubro de 2019 às 9:25 am   /   by   /   comments (0)

Soft skills é um termo em inglês usado para definir algumas competências mais pessoais do profissional.

Criatividade, persuasão, inteligência emocional, adaptabilidade e capacidade de gestão do tempo são alguns dos exemplos.

Elisabeth Rodrigues, Gerente Executiva de Gente e Gestão da Vedacit, conversou com o Dicas Profissionais sobre as Soft Skills e como o mercado avalia essas competências nos seus profissionais e candidatos envolvidos num processo de seleção.

Soft Skills: o que são essas competências?

Transcrição do vídeo

Soft skills são aquelas competências ou habilidades mais pessoais ou interpessoais, ou intrapessoais, eu diria que é aquela forma com que a gente lida com o mundo.

Criatividade, persuasão, inteligência emocional, e uma que está sendo muito falada é a história da adaptabilidade, que é como a gente na realidade se adapta com essas mudanças malucas que estão acontecendo. Como a gente lida com o inesperado e com o novo, nesse ambiente em constante transformação. Gestão de tempo também é uma coisa extremamente valorizada, porque a gente tem tanto para fazer, em tão pouco tempo, com uma velocidade incrível.

Acho que é muito importante o profissional mostrar essas Soft Skills dentro de um processo seletivo ou dentro de um processo de adaptação ou entrada no mercado de trabalho, que é mostrar por experiência passada, que a gente chama diferença pregressa, tudo que ele fez e que demonstrou diferença quando ele teve que lidar, quando a gente fala nessa esfera de comportamento mesmo, então ele conseguir traduzir para as práticas o comportamento e as ações que ele teve. Então isso eu diria num processo mais seletivo, entendendo que o mercado procura e como ele lidou com isso no dia-a-dia.

Agora, dentro da empresa existe aquilo que a gente chama de cultura, que nada mais é do que comportamentos colocados dentro de uma cápsula, são os comportamentos que são valorizados pela empresa.

Então a primeira coisa pra quem está entrando dentro da empresa, minha a recomendação é entenda qual é essa cultura da empresa, entenda quais são os valores e os comportamentos, o jeito de ser que é valorizado na empresa.

Os comportamentos soft skills, são tão importantes para a Vedacit, que, na última revisão de cultura, a gente decidiu simplificar a cultura e traduzir em comportamentos para que realmente seja entendido, percebido e expresso pelas pessoas. A Vedacit determinou quatro comportamentos básicos: entregar o extra, agir como o dono, abertura para inovar e agir com colaboração.

Como que a gente tem lidado no dia-a-dia com isso? Realmente comunicando para os nossos profissionais aquilo que é importante, mostrando como fazer isso no dia-a-dia, treinando.

Inclusive a gente tem aí nessa esfera de “agir como dono” e “abertura para inovar” um programa muito forte,  uma valorização muito forte hoje aqui dentro que a gente chama de Intraempreendedorismo, que é trazer esse espírito de dono e abertura para inovar dentro do ambiente de negócio, é fazer diferente, fazer melhor, entender quais são as oportunidades que eu tenho de criar alguma coisa dentro do ambiente de trabalho.

A gente está falando tanto de Soft Skills, e há muito a gente falava de Hard Skills, que são as competências técnicas, mas acima de tudo isso está pra mim a importância de ser quem a gente é, que é o que a gente chama de autenticidade, eu falo “o melhor de mim mesmo” porque de fato a gente só consegue entregar para a empresa o melhor, e as empresas precisam desse melhor, se a gente está no nosso melhor. Então é muito importante entender se a empresa te dá espaço para ser quem você é. É importante para o profissional também conhecer quem é essa empresa e o que ela valoriza.

Aqui na Vedacit realmente a gente investe o tempo que for necessário para conhecer a pessoa.  Claro que a gente tem todo o processo padrão, de entender qual é a experiência, qual foi a jornada, mas não necessariamente a sua jornada de passado indica o potencial de futuro. Para conhecer exatamente como uma pessoa lidou com algumas situações, problemas ou desafios, que é a famosa soft skills, mas mais do que isso a gente investe tempo para conhecer quem é a pessoa, de onde ela veio, quais são os valores, o que importa, o que a faz feliz, quais são esses sonhos e via diversos interlocutores, porque para a gente é realmente importante entender quem a pessoa é, para preservar o que a gente tem como nosso lema, que até faz parte da nossa proposta de valor, que é ambiente de gente boa.

Então a gente precisa de pessoas que queiram fazer parte desse ambiente de gente boa e nos ajudem a preservar os nossos valores e o nosso ambiente.

Isso vale para todos os níveis da organização a mesma atenção que a gente dá para qualquer colaborador, inclusive para todos os líderes, é entender quem é a pessoa.