Newsletter subscribe



Artigos

Sou recém-formado em odontologia… e agora?

Posted: 7 de outubro de 2014 às 8:27 am   /   by   /   comments (0)

 

Mônica Gomes Claure*

Você terminou os cinco anos de dedicação à sua faculdade de odontologia, e agora se pergunta: devo abrir um consultório, monto uma clínica ou trabalho com algum dentista?

Não existe uma resposta a esta pergunta e cada recém-formado em odontologia realiza um percurso diferente que normalmente está ligado às suas experiências como estagiário assim como as oportunidades que se abrem quando se forma.

O ideal é aproveitar o período da faculdade para realizar estágios em diferentes clínicas e especialidades, pois além da experiência na área, o estudante começa a formar seu networking profissional, que será fundamental ao enfrentar o mercado de trabalho.

Uma vez formado, o ideal segundo o MEC seria prolongar o período de estudos com uma especialização na área enquanto atua como funcionário de uma clínica ou consultório ou em seu próprio negócio. O INEP sugere que o dentista deve realizar de uma a duas especializações na área para obter maiores oportunidades profissionais.

Em relação aos tipos de negócio disponíveis para o recém-formado em odontologia, ele pode montar sua própria clínica ou se beneficiar de uma franquia odontológica onde ele receberá todas as informações necessárias desde o planejamento, construção, abertura e manutenção de todas as atividades de seu negócio.

A desvantagem do recém-formado em odontologia montar um negócio próprio é que ele não possui a formação em gestão de pessoas, área financeira, logística e marketing, fundamentais para que o negócio se fundamente e tenha sucesso. Já os projetos de franquia odontológicas no Brasil são consistentes e oferecem maiores chances de sucesso já que conta com profissionais experientes e resultados mais garantidos.

Segundo a Associação comercial do Brasil, as chances de sucesso de uma nova empresa aumentam em 30% quando ela esta associada a um projeto de franchising.

E não adianta ter pressa…os resultados vem aos poucos pois o mercado é bastante competitivo. A dica para o recém-formado em odontologia é inovar e pedir ajuda. Atualmente existem no Brasil empresas de consultoria em marketing odontológico que poderão apoiar no planejamento da maioria das atividades de gestão de seu consultório ou clínica, facilitando seu crescimento e amadurecimento profissional.

*Mônica Gomes Claure, Especialista em comunicação humana há mais de 25 anos. Atualmente trabalha em web marketing e comunicação nas empresas Odontosolutions e Dentare Odontologia e na Claure Comunicação. Este artigo foi publicado no site Artigonal anteriormente.