Newsletter subscribe



Artigos

Sua carreira pode ir do céu ao inferno em um minuto e vice-versa

Posted: 22 de junho de 2016 às 9:45 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Tudo na vida tem seus altos e baixos e com a carreira não poderia ser diferente. Sim, sua carreira pode ir do céu ao inferno em um minuto e vice-versa (felizmente!).

Com em uma gangorra, quando menos se espera, você, que está vivenciando um momento de grandes satisfações e realizações, pode ser levada(o) do céu ao inferno, em um minuto.

Veja o caso recente de um jovem cantor cuja carreira vinha sendo ascendente, com seu trabalho aparecendo bem na mídia, mas, que de repente, por um pequeno deslize ao lidar com uma repórter, viu sua imagem sendo veiculada agora de forma negativa. Não bastasse isso, se envolveu, em um curto período de tempo, em outras situações complicadas e, conclusão, ficou com sua imagem manchada diante do seu público. Tudo bem que pediu perdão, mas, pergunto, quanto tempo ele levará para mudar essa má imagem?

Outro caso é o de certo jogador de fama internacional, supervalorizado no seu time, mas que quando é convocado para defender a seleção de seu país, além de não apresentar o seu real futebol, se irrita facilmente e acaba descontando a sua irritação sobre o adversário e por uma falta injustificada, é expulso de campo, é penalizado com suspensão por vários jogos. Conclusão: em um curto espaço de tempo vê sua carreira ir do céu ao inferno, com o natural desgaste da sua imagem perante a nação.

Nos dois exemplos há explicação comum: excesso de vaidade, de soberba, falta de orientação, entre outras coisas.

Mas, não pense que casos assim acontecem somente com gente jovem, iniciante. Há os casos de profissionais com muita experiência que em um piscar de olhos vêem sua vida ficar de ponta cabeça de um momento para outro. Basta ver os escândalos dos quais se tem notícia diariamente por conta de corrupções.

Agora, como disse antes, o inverso também acontece, felizmente.

Pode ser o seu caso. Você vem “ralando” já há algum tempo na busca de uma promoção dentro da sua empresa, mas parece que nada do que faz dá resultado, que nada mais acontecerá, e você está pensando em sair em busca de um novo emprego. Daí, quando menos espera. você realiza um negócio, faz um trabalho que agrada os seus superiores, e pronto, você “vira a mesa” e passa a ser reconhecido e consegue a sua promoção.

Nesse caso há uma explicação: foco, determinação, planejamento, persistência, num exemplo que deve ser imitado por muitos.

Por fim, se não há como manter os bons momentos para sempre e nem como evitar acontecimentos ruins, é preciso, pelo menos, cuidar para que evitar o quanto possível os deslizes na carreira.

*Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora, Palestrante do Dicas Profissionais Highlights 2013. Trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.