Sua empresa dá condições ideais de trabalho a você?

Nelson Fukuyama*

Saber escolher a empresa ideal para trabalhar é, sem sombra de dúvidas, um fator muito importante para você se sair em sua carreira e profissão. E quando se trata de empresa ideal logo se imagina uma multinacional ou uma empresa de grande porte, a qual supostamente pode oferecer ótimas condições de trabalho. O que nem sempre é verdade. Empresas de menor porte também podem oferecer condições de trabalho quando se preocupam com seus colaboradores. Dou alguns exemplos.

Qualquer empresa pode alertar seus colaboradores sobre o uso de celulares quando estão a trabalho ou até mesmo fora do ambiente de trabalho. conheço empresa que costuma enviar alertas aos seus colaboradores para que evitem usar o celular quando estão caminhando em calçadas, por exemplo, o que evita acidentes pessoais, ou evita roubos do aparelho.

Uma empresa pode garantir condições físicas ideais de trabalho quando fornece a você uma cadeira adequada, por exemplo. Sobre isso, imagine quantos problemas de coluna e por consequências quantos afastamento do trabalho por conta de problemas com a coluna de seus colaboradores poderiam ser evitados. Lembro ainda de instalação ou a manutenção de aparelhos de ar condicionado que permitam tornar o ambiente mais agradável. Ou dar aos seus colaboradores um computador mais moderno e com acesso rápido a internet ou sistemas gerenciais.

Uma empresa pode também proporcionar condições mentais de trabalho aos seus colaboradores. São medidas como eliminar um nível insuportável de pressão por resultados ou ainda eliminar de seus quadros aqueles funcionários suspeitos de estarem envolvidos em falcatruas e outros tipos de violência especialmente as de assédio moral e até sexual.

Será que a empresa na qual você trabalha está preocupada com os seus colaboradores?

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.