Newsletter subscribe



Artigos

Tenha sede de conhecimento

Posted: 25 de maio de 2012 às 6:03 pm   /   by   /   comments (0)

*por Fernando Oliveira

O que nos diferencia de outros seres vivos do nosso planeta é a nossa capacidade de pensar e interpretar as informações que chegam até nós. Apesar disso, vivemos um problema crônico no Brasil que é a baixa qualidade do ensino público, o que contribui para que grande parte da população não tenha desenvolvido a capacidade de interpretar plenamente a maior parte das informações disponíveis.

Criou-se até o termo “analfabeto funcional” para aquelas pessoas que não tem ou não desenvolveram essa capacidade. Segundo dados do Instituto Paulo Montenegro, no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 75% da população, ou seja, somente 25% da população é alfabetizada plenamente.

O analfabeto funcional pode saber ler e escrever, mas não faz grande esforço para transformar as informações em conhecimento. Muitos simplesmente acham mais confortável utilizar apenas aquilo que já sabem. Repetindo à exaustão frases como:

– Eu já sei como isso funciona! Eu sei do que estou falando! Eu aprendi assim, e não vou mudar!

Dizer “eu já sei”, pode ser uma das frases mais perigosas de sua vida! Dizer que já sabe é fechar os olhos para todas as mudanças que ocorrem no mundo hoje e para as novas informações que chegam todos os dias. É nosso dever estar atualizado para enfrentar essas mudanças. Não estou dizendo que isso é fácil ou simples, mas definitivamente precisa ser feito. O maior risco, porém, é que você passe apenas a acumular informação na mesma velocidade em que ela chega até você. Já dizia um sábio que “saber e não fazer é como não saber”.

Acabou a era de trabalhar com os braços, o seu valor será percebido através do conhecimento e dos resultados que você trará ao mundo.

Um analfabeto funcional pode estar sentado ao seu lado no trabalho ou em sua casa e até mesmo pode ser “aquela pessoa” que você encontra todos os dias no espelho.

Você pode se tornar um analfabeto funcional se parar de usar sua mente para questionar os paradigmas atuais e achar que sabe todas as respostas. Portanto continue aprendendo sempre. O Estadista e Físico Norte Americano Benjamin Franklin disse: “Se você acha que a instrução é cara, experimente a ignorância”. Portanto invista seu tempo em aprendizado constante, desgrude a cara da televisão, participe de cursos, leia livros, atualize-se, tenha sede de conhecimento e nunca se sentirá no deserto árido da falta de oportunidades para conquistar um futuro melhor.

*Fernando Oliveira é um dos palestrantes mais dinâmicos e criativos da atualidade – www.fernandooliveira.com.br