Newsletter subscribe



Artigos

Teste prático: o grande vilão dos processos de seleção

Posted: 28 de maio de 2015 às 9:20 am   /   by   /   comments (0)

Silvana Zugaib*

Quando estamos em busca de uma vaga de trabalho, seja ela a primeira vez ou uma recolocação, nem sempre é apenas a entrega de um currículo que abrirá nossa oportunidade para começarmos a trabalhar naquela empresa que vislumbramos ou em alguma que tenha aberto oportunidades.

Algumas etapas, após a análise do currículo, fazem parte da efetiva contratação. O teste prático aplicado pelas empresas, por exemplo, é uma delas.

Ele é considerado um dos vilões, já que algumas pessoas pensam, de forma equivocada,  que tudo o que tinha que ser informado já foi colocado no currículo, e só pelo fato de lá estar já certifica a qualificação.

Não é verdade!!

O teste prático serve para assegurar que as informações constantes do currículo são verdadeiras e para certificar que a habilidade e competência do candidato diante a inúmeras situações que ele terá que enfrentar no seu trabalho diário.

Você pode ser submetido a um teste prático. Por exemplo, para preencher uma vaga para técnico em análises clínicas, o candidato deve informar em seu currículo as suas habilidades na preparação de lâminas para leitura microscópica, colorações para visualizações de microrganismos ou na preparação de meios de cultura para crescimento bacteriano, mas se na hora do teste prático ele não souber realizar essas atividades, certamente ele será descartado do processo de seleção, nem chegando a realizar outros testes como Português, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Já para outras vagas em geral que não exigem habilidades específicas, você pode ser submetido aos testes envolvendo Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, que são os que o levam ou não para a sequência da avaliação.

O que eu posso dizer é que não existe uma fórmula mágica para a conquista de uma boa avaliação nos testes.

O que é recomendável no caso de teste prático, que você, como candidato, deve procurar fazer o melhor de si, mostrando o conhecimento técnico e prático naquilo que está sendo exigido. No caso de teste de conhecimento geral, você deve estar devidamente atualizado e antenado com o que acontece em sua cidade, seu estado, seu país e no mundo é crucial para ter um excelente desempenho, além de lembrar-se de regras básicas da língua portuguesa e mostrar habilidade em cálculos matemáticos, por exemplo.

Fica a dica!!!

*Silvana Zugaib é Educadora, Coach de Carreira com foco em Carreira e Primeiro Emprego. Sócia da Z/Training Desenvolvimento Humano, tem 20 anos de vivência profissional no setor de saúde, e rede pública e particular de ensino. Coordenou cursos técnicos. Foi facilitadora do Time do Emprego, ação desenvolvida pelo Governo do Estado, junto aos jovens em busca do primeiro trabalho. Contatos: silvana@ztraining.com.br