Newsletter subscribe



Artigos

Tira a bunda da cadeira

Posted: 24 de julho de 2017 às 1:01 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Muita gente vive reclamando de tudo. Reclama da sua situação financeira e pessoal. Se está desempregada reclama da falta de emprego. Se está empregada reclama da falta de serviço, da sua empresa, do seu salário, do seu chefe, dos seus colegas, dos benefícios que a empresa lhe dá…mas só reclama, não faz nada para mudar a situação.

Ao invés de reclamar, e muitas vezes sem motivo, pessoas assim deveriam procurar uma forma de mudar a situação. Dou alguns exemplos.

Se está desempregada, e não é por privilégio pois o momento atual mostra que muita gente está na mesma situação, o jeito é ficar insistindo em uma vaga que atenda o seu desejo. Ou não. Há tantas alternativas para se sustentar. Por exemplo, uma pessoa pode se dedicar a uma outra atividade, diferente da sua, pelo menos temporariamente, até que encontre a sua vaga.

Se está empregada, e não está contente porque não gosta da empresa, não está satisfeita com o salário, com o chefe ou colegas de trabalho, a pessoa deveria “se mexer” para mudar de empresa e de emprego.

Se a pessoa tem que realizar negócios, uma forma é continuar fazendo seus esforços para vender sua ideia ou produto a empresas diferentes ou fazer contatos com pessoas conhecidas que possam lhe dar uma recomendação.

O que a pessoa realmente deveria fazer é tirar a bunda da cadeira, uma expressão muita usada no mundo dos negócios, dirigida a quem tem que realizar algum negócio. O que não pode acontecer é a pessoa ficar esperando que as coisas caiam do céu, só reclamando.

É preciso confiar que a sua vaga ou a oportunidade de fazer negócio existe em algum lugar, em alguma empresa, e em determinado momento tudo pode acontecer. Basta dar um passo em direção ao seu objetivo.

Portanto, a partir de agora, tira a bunda da cadeira…vamos!

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.