Newsletter subscribe



Artigos

Torne seu trabalho mais divertido

Posted: 15 de setembro de 2017 às 5:45 am   /   by   /   comments (0)

Reinaldo do Carmo de Souza*

Humor começa a ganhar espaço na empresa. O mercado exige que o colaborador seja altamente produtivo, aprenda rápido, controle-se bem com chefes e colegas, invista constantemente no próprio desenvolvimento. E nem isso garante o emprego.

Essas exigências, aliadas à instabilidade que impera no setor, fazem com que associemos o trabalho ao estresse. Sem dúvida a empresa está cheia de elementos que tornam sua atmosfera tensa. Mas, com um pouco de boa vontade de todos, é possível tornar o dia a dia mais divertido.

Aos poucos os colaboradores começam a compreender que funcionários felizes são sinônimo de menos erro, maior produtividade e mais lucro. O estado emocional do colaborador tem tudo a ver com o desempenho da empresa. Pensando nisso, muitas organizações começam a incorporar o humor no dia a dia dos colaboradores. É o caso, por exemplo, da AT&T, General Elétrica, IBM, entre outras. Não é a toa que os grandes conferencistas contam piadas e anedotas durante suas apresentações. Por que não fazer o mesmo na nossa empresa.

Há um ditado que diz: “Ria e o mundo rirá com você; chore e você vai chorar sozinho.” Dar risada alivia o estresse, reforça o trabalho em equipe, melhora a relação entre os colaboradores. O sorriso derruba barreiras, desarma, envolve as pessoas e diminui as diferenças.

Pesquisas indicam que apenas 15% dos colaboradores são demitidos por incompetência. Nada menos que 85% são mal sucedidos no emprego pela incapacidade de conviver com os colegas. Com bom humor, sem dúvida, a convivência é muito mais fácil.

Segundo o professor da Universidade de Wisconsin (EUA), Stuart Robertshaw, conhecido como Dr. Humor, um estudo empresarial mostrou que, após incorporar humor na rotina de um grupo de colaboradores o giro de funcionários (demissão e admissão) caiu 21%, enquanto que as faltas ao trabalho nas sextas-feiras recuaram 38%.

Comece cada dia sorrindo por 30 segundos enquanto você se olha no espelho. Esse pequeno exercício será difícil nos primeiros dias, mas como a prática se torna um hábito, nos tornaremos mais bem humorados e atrativos. E com senso de humor, a caminhada em direção ao nosso objetivo será muito mais emocionante.

Dê a sua contribuição para tornar seu local de trabalho mais lúdico:

– Conte piadas ou um fato qualquer que possa provocar risadas. Mas mantenha o bom senso. Evite brincadeiras relacionadas aos grupos minoritários.

– Você que é gestor, promova eventos que ajudem a descontrair e a integrar sua equipe.

– Aumente seu senso de humor. Seja mais flexível, não leve a vida a ferro e a fogo.

– Tente ver todos os lados possíveis de um problema e encontrará algo de que possa rir.

Comemore mais suas realizações, assim como as de seus colegas. Aceite as diferenças. Leia livros de humor. Aja mais, preocupe-se menos. O humor melhora a convivência, motiva e cria uma atmosfera positiva na empresa.

* Reinaldo do Carmo de Souza, professor na Universidade de Cuiabá, no Programa de Expansão Universitária – PEU.