Newsletter subscribe



Artigos

Trabalhar em casa é uma boa ideia?

Posted: 6 de maio de 2015 às 6:20 am   /   by   /   comments (0)

Cida Bucater* e Luiz Eduardo Gasparetto*

Cada vez mais aumenta o número de trabalhadores que, em período integral ou parcial, trabalham em casa. E não são apenas os profissionais liberais; muitas empresas estão dispensando alguns colaboradores para que fiquem trabalhando em casa durante alguns períodos.

As modernas tecnologias estão favorecendo esse tipo de trabalho e com isso muitos colaboradores passaram a “visitar” a empresa poucas vezes por semana. Vendedores, pessoal de criação, de recursos humanos e algumas outras áreas já se valem dessa comodidade.

Mas será que é assim tão fácil trabalhar em casa? Será mesmo mais produtivo? A resposta pode ser sim ou não e ela vai depender muito do próprio trabalhador.

O que acontece é que muitos pensam que trabalhar em casa significa apenas pegar seu notebook e pronto. Trabalhar em casa exige muito mais do que apenas levar o notebook.

A primeira coisa é se preocupar em manter o foco, e existem muitas armadilhas dentro de casa que podem levar o mais compenetrado dos trabalhadores a perder o foco.

A geladeira, por exemplo, é uma armadilha. Ela está ali, fácil de ser alcançada.

Depois vem a TV, com aquele filme interessante ou aquele jogo imperdível.

Depois vem a criança: é preciso buscar na escola, quem sabe dar a mamadeira ou até trocar a fralda, distraí-la um pouco ou fazê-la dormir.

Passear com o cachorro é outra maneira de fazer com que o foco no trabalho vá para o espaço. Depois vem o e-mail, o facebook, etc. etc. O foco está definitivamente perdido.

E também é preciso lembrar que trabalhar em casa não é levar o notebook para a beira da piscina ou para a área de lazer ou embaixo da árvore. É preciso obter um canto próprio para isso e não pode ser a mesa da sala. De preferência com porta, e todos na casa devem saber que quanto se está ali dentro e a porta fechada é como se não estivesse, ou melhor, quando se está lá na verdade se está no escritório trabalhando.

Se conseguir mantiver o foco na tarefa, o trabalhador verá que sua produção aumentará, que os resultados serão melhores, e sua qualidade de vida também será muito melhor.

*Cida Bucater, Professora de diversos cursos de especialização em Recursos Humanos e Administração na Estácio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Unifae. Administradora, com especialização em Especialização em RH e MBA em Tecnologia da Educação na FAAP e Master em EAD. Há mais de 15 anos como Sócia-Diretora da Bucater & Associados – Consultoria e Treinamento, atuando em projetos de consultoria, de análise de potencial, ministrando treinamentos e palestras, nas áreas comportamentais e administrativas.

*Luiz Eduardo Gasparetto – Professor de diversos cursos de especialização em Recursos Humanos e Administração na Estácio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Unifae. Formado em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda de SP e em Direito pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Diretor da SERAP – Consultoria em Desenvolvimento Organizacional. Foi coordenador de cursos da ABTG – Associação Brasileira da Indústria Gráfica, responsável pela criação e implantação da Escola de Aprendizes Gráficos e da Escola de Jornaleiros da Editora Abril.