Newsletter subscribe



Artigos

Traições no ambiente de trabalho?

Posted: 21 de abril de 2017 às 12:24 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Nada melhor para lembrar o dia da morte de Tiradentes, o Mártir da Inconfidência, levado à forma, depois esquartejado, tendo ainda os membros de seu corpo expostos ao público, do que falar sobre a traição, palavra que pode ter vários significados conforme o dicionário Michaelis, 1. Ato ou efeito de trair(-se), 2.Quebra de fidelidade prometida e empenhada; aleivosia, deslealdade, perfídia, 3. Jurídico: crime de indivíduo que atenta intencionalmente contra a segurança da nação e de suas instituições, 4. Infidelidade no amor, 5. Surpresa ruim; emboscada. Ou ainda os seus sinônimos: 1. crocodilagem, entrega, traidoria, traimento, trairagem, trairice.

Ah! eu tenho certeza de que na sua cabeça está passando um filme de exemplos que você tem com pessoas que se enquadram em cada palavra dessas.

E pode ter certeza que muitas dessas cenas são traições relacionadas ao ambiente de trabalho. Mas, vale a pena ilustrar.

“Sim, meu chefe jurava que aquele cargo era meu porque eu tinha todas as qualidades…mas, quem ficou com ele foi aquele(a) colega “puxa-saco” que foi contar para ele que eu tinha falado mal do meu emprego e reclamando dele, daí perdi a chance”.

“A comissão daquela venda era minha, por direito, já que eu fiz todos os esforços e tinha todos os méritos. Pena que fui contar para aquela minha colega, invejosa e “zoiuda”, que foi dizer para o meu chefe que foi ela que tinha feito toda a explicação”.

Mas, existem as traições na vida pessoal.

“Olha só! Aquela pessoa, em que eu tinha a maior confiança, de tanta inveja, acabou tomando de mim a pessoa amada, e acabou com o meu namoro/relacionamento”…e tantos exemplos.

Por isso, vale recomendar cuidado, e muito cuidado, com as pessoas que nos cercam, especialmente quando se trata de contar segredos sobre o que se pretende fazer. Infelizmente não são todas as pessoas que estão com intenção de nos ajudar em conseguir os nossos ideais.

Tiradentes que o diga.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.