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Treinamento é remédio!

Posted: 16 de maio de 2013 às 9:17 am   /   by   /   comments (0)

“Quando éramos criancinhas, éramos os melhores negociadores e os melhores vendedores do mundo (isto é: do nosso mundo, apenas composto pela mamãe e pelo papai, não é?).

Depois, quando esse paraíso da infância se perde, na adolescência (justamente quando começamos a namorar e faria muito jeito saber vender e negociar, certo?!) perdemos o jeito. Sem remédio?”

Meus amigos, essa introdução foi escrita pelo consultor empresarial Philippe Gyer, da Exec Education de Portugal, num e-mail que ele me enviou em março de 2013.

No texto, ele cita também um termo que lhe chamou atenção num livro que acabara de ler, do bom autor Gavin Kennedy, “Everything is Negotiable” (“Tudo é Negociável”, em livre tradução). O tal termo interessante é “remedial trainning”, ou “treinamento remediável”, em português.

Na língua portuguesa, temos os ditos populares “é melhor prevenir do que remediar” e “o que não tem remédio remediado está”. Mas, neste caso, não se trata de prevenção ou resignação. Estamos falando de pessoas, atitudes e comportamentos que precisam ser adquiridos, aperfeiçoados e modelados ao longo dos anos e das etapas da vida.

Muita gente cria crenças limitadoras para si, sem um motivo aparente, e, com isso bloqueia seu crescimento pessoal e profissional. Dizer que não sabe vender, que não consegue falar em público, que é tímido demais para fazer uma boa apresentação ou palestra são pensamentos limitadores, mas que podem ser remediados, perfeitamente.

Conheço centenas de pessoas, antes tímidas, introspectivas e fechadas, que atualmente dão palestras, atuam em vendas, lideram numerosas equipes em multinacionais importantes. Comunicação é o núcleo do sucesso destas pessoas! Só se aprende essa habilidade, praticando. É fazendo palestras que, de fato, se aprende a fazer palestras. Só se aprende a contar uma piada contando piada sempre que puder.

O que vamos descobrindo é que o segredo da comunicação eficaz está no tempo. O silêncio provoca risos na anedota que contamos, até mesmo as mais sem graça. Um bom contador de histórias pode ser um grande palestrante, líder, comunicador ou contador de piadas.

Você pode não ter jeito para a coisa, como muitos dizem, mas eu posso lhe garantir que há um remédio para isso: seu nome é treinamento.

Treinar pessoas é a minha vida! Há 15 anos, tenho desenvolvido empresas em termos de vendas, comunicação, oratória, venda de ideias. Meus treinamentos abrangem conteúdos e muita prática, sempre pertinentes a todos que lidam com clientes e lideram vendedores.

A venda é uma questão de tempo também. Você pode se tornar um campeão de vendas se tiver domínio de técnicas de oratória: abertura, corpo e fechamento.

Abertura: momento da empatia, da sondagem, das perguntas que levantam as informações do cliente e permitem que seja assertivo no ato da apresentação da proposta (do produto ou do serviço).

Corpo: momento de ser persuasivo, de saber vender ideias com técnica que se resume em uso de Fatos + Benefícios + Evidências + Aplicações para o cliente. Exemplo: Fato – as crianças brincam e se sujam demais; + Benefício – seus filhos podem brincar à vontade e nosso produto (sabão em pó) resolve e tira manchas; + Evidência – prova de que funciona (demonstração); + Aplicação – compre produto tal, ele “dá o branco que sua família merece”.

Fechamento: hora de estimular a pessoa a comprar e vencer objeções. Uso de técnicas de comunicação para amortecer perguntas capciosas, possíveis barreiras que minam nossa energia, nos intimidam e nos põem em saia justa. Dezenas de métodos para obter comprometimento (fechamento da venda, da palestra, do conceito).

Como podemos perceber, vender é a arte de convencer, de influenciar, de estimular pessoas. E, para tudo isso, há técnica, há remédio.

Avalie se é o seu momento de reformular suas habilidades de comunicação e conte comigo no desenho de processos de treinamento para sua empresa, seu time de vendas, porque todos somos vendedores de nossa imagem e do quanto ela significa ao mercado.

Pense nisso e muito sucesso em vendas!

*Marcelo Ortega, Empresário, Palestrante, Consultor e Autor dos livros Sucesso em Vendas e Inteligência em Vendas – 

http://www.marceloortega.com.br