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Uma apresentação poderosa é o caminho para seu sucesso

Posted: 7 de setembro de 2012 às 9:16 pm   /   by   /   comments (0)

 

Roberto Shinyashiki*

Se quiser ter o sucesso que deseja, você vai ter de fazer apresentações poderosas. Não importa qual seja a profissão, função ou atividade que você resolveu abraçar para realizar seus sonhos. Em qualquer cargo ou área de atuação, você precisa saber se comunicar para apresentar suas ideias, demonstrar seu ponto de vista, influenciar e convencer as pessoas dos seus argumentos e fazer com que elas comprem suas propostas e produtos.

Infelizmente, tenho visto muita gente competente fracassar por não saber falar de modo convincente sobre seu trabalho. Também vejo profissionais de muito valor deixando de conquistar seu espaço por não conseguir colocar sua competência na vitrine.

Falo com conhecimento de causa: apesar de eu ser introvertido, minha carreira só decolou quando aprendi a usar as palavras para exercer meu poder de influência e de persuasão.

Para todo profissional, comunicar-se bem é o que abre as portas para ter muito sucesso e brilho na carreira. O Wall Street Journal realizou uma pesquisa com executivos de recrutamento e seleção de grandes corporações, na qual eles tinham de escolher as competências que mais valorizavam para contratar um profissional. As cinco competências de mais valor foram:

•89,0% – Comunicação e capacidade de se relacionar

•86,9% – Capacidade de trabalhar em equipe

•86,2% – Ética e integridade pessoal

•84,3% – Capacidade de resolver problemas

•74,5% – Ética profissional

É surpreendente que praticamente nove entre dez profissionais de recrutamento e seleção valorizem a capacidade de comunicação do candidato a ser escolhido. Portanto, além da competência para desempenhar o que faz profissionalmente, você também precisa saber falar às pessoas do que é capaz.

Na verdade, é um desperdício deixar seu talento escondido. Quem faz isso, acaba se lamentando por não se destacar em sua profissão. Se você tem a solução para os problemas das pessoas, sejam elas seus clientes, parceiros, superiores ou liderados, precisa saber mostrar suas ideias.

Portanto, tão importante quanto ter algo bom para vender ou oferecer aos outros, como conhecimentos, ideias, soluções, serviços ou produtos, é saber apresentá-lo de um jeito especial, que desperte nas pessoas o desejo de adquiri-lo:

•Um psicólogo ou psiquiatra precisa apresentar, de modo claro e convincente, uma saída para o conflito que o paciente está vivendo. Para conquistá-lo, tem de mostrar, com eficácia, sua proposta de tratamento.

•Um publicitário tem de saber apresentar sua agência e seu projeto para o cliente, de modo que ele se convença de que contratá-lo é a melhor opção.

•Um atleta em busca de patrocínio precisa apresentar argumentos que convençam a empresa de que patrociná-lo é interessante para ela.

•Um reitor precisa apresentar seu projeto para a comunidade com um poder de convencimento capaz de motivar seus ouvintes a apoiá-lo.

•Um vendedor precisa apresentar uma explicação com tanto poder de convencimento que o cliente consiga enxergar as vantagens daquele produto sobre a concorrência e comprá-lo.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, saber falar bem em público não é uma capacidade nata; você, e qualquer um que se dedique a treinar, treinar e treinar, pode desenvolvê-la para ser bem-sucedido.

Talvez, neste momento da sua vida, você esteja preocupado com as apresentações que tem de fazer em seu trabalho, ou esteja chateado porque fez uma apresentação sofrível em um evento importantíssimo para sua carreira. Mas tudo pode ser aprimorado, sempre.

Eu me lembro de uma das minhas primeiras palestras em uma convenção. Éramos dez palestrantes e, algumas semanas depois do evento, recebi a avaliação que o público fez das apresentações. Fiquei totalmente chocado com meu desempenho: dos dez palestrantes, fiquei em nono lugar na classificação de qualidade. Só não fui avaliado como último porque uma das palestrantes leu sua apresentação.

Depois desse episódio, decidi que dentro de um ano eu estaria sempre entre os três melhores palestrantes em qualquer convenção. A partir daí, passei a estudar tudo sobre palestras e apresentações, fiz vários cursos, contratei diretores de teatro para me ensinar os segredos do palco e treinei muito. Depois de um ano, passei a figurar entre os melhores e, na maioria absoluta das vezes, sou considerado o melhor.

Nestes meus tantos anos de palestras dadas pelo mundo todo, nunca parei de estudar as estratégias para ter um excelente desempenho diante de uma audiência. E tenho visto, ouvido e analisado milhares de palestrantes, não apenas os profissionais, mas gente de todas as áreas que precisa falar em público: políticos, profissionais liberais, empresários, executivos, líderes religiosos, publicitários e muitos outros.

É claro que vi pessoas brilhando no palco, encantando multidões e conseguindo resultados maravilhosos com sua audiência, mas, infelizmente, era a minoria. Vi muitas pessoas perdendo oportunidades incríveis de mostrar sua competência por falharem na hora de expor suas ideias e propósitos.

O que mais existe é gente desperdiçando essa chance especial de falar para o público. E a maior razão de seu fracasso é não conhecer a essência de uma apresentação. Meu coração fica apertado quando vejo um jovem executivo recém-contratado subir ao palco com suas propostas de trabalho e mostrar insegurança, falta de clareza.

Até quem já brilha na carreira precisa saber articular bem o que pensa. Imagine um cantor de renome em uma entrevista. Se ele não for capaz de se expressar bem, se ficar confuso e se mostrar superficial pode decepcionar seu público. Pode colocar em risco tudo o que conquistou com os fãs. Dependendo de seu desempenho, vai até comprometer seu carisma e imagem.

Fazer boas apresentações dá a você muitas vantagens: de mostrar aos outros é quem você até obter respeito profissional por ter a coragem de falar diante das pessoas e dividir com elas seus conhecimentos.

*Roberto Shinyashiki é empresário, palestrante e Doutor em Administração de Empresas, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)(www.shinyashiki.com.br).