Newsletter subscribe



Artigos

Vá plantar batatas!

Posted: 9 de outubro de 2019 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

“Sabe de uma coisa, vá plantar batatas!”

Quantas vezes eu ouvi essa frase dita por chefes, em um momento de grande irritação, por causa de uma atitude de um subordinado ou de um trabalho mal feito. Eu já ouvi um subordinado descontente por causa de uma “resposta atravessada” do seu chefe. Também já ouvi um cliente insatisfeito com a resposta de um atendente. Quem sabe dita pela pessoa amada, claro.

“Chega, estou cansado(a) desse emprego, desse salário, dessa empresa, dessa vida louca…vou me embora para bem longe, vou plantar batatas”. Ou “qualquer dia largo tudo isso e vou me embora para a roça para criar galinha”, ou “criar porco”…

E não é que essa coisa de ir-se embora “plantar batatas”, “criar galinhas”, “criar porcos” acabou se tornando uma alternativa interessante de vida e até mesmo como fonte alternativa de renda para muita gente? Pergunte para quem está perto de você para ver se não é verdade?

Na verdade, a vida dura e agitada nas grandes cidades acaba mesmo levando muita gente a mudar de carreira, de vida, e de cidade, ainda que seja apenas por um fim de semana.

Ter uma atividade alternativa como plantar batatas, criar galinhas, criar porcos, pode trazer muito benefício para você, qualquer que seja a sua profissão, e qualquer que seja a sua posição hierárquica ou qualquer que seja o seu salário. Você se envolve com a atividade e por alguns momentos acaba deixando de lado as preocupações do dia-a-dia. Ao voltar, você se sente renovado, com certeza.

Tente, pode valer a pena!

Agora, sinceramente, ainda não aprendi a lidar com outras expressões como “vá pentear macaco”…deve ser complicado!

*Nelson Fukuyama é Co-Fundador, Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso, da Catho e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.