Você cuida da sua imagem?

Michael Ataíde*

Reconheço que há muitos textos escritos e publicados na internet que tratam da necessidade de cuidar da imagem pessoal tanto no campo profissional quanto pessoal. “A primeira impressão é a que fica” diz essa frase que conhecemos tanto. Mas, cuidar da imagem pessoal é uma preocupação bem antiga.

Vamos relembrar um texto que está escrito na Bíblia, no livro de Genesis, cap. 41, verso 14: “O Faraó mandou chamar José, que foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao Faraó”.

Por uma série de motivos e eventos que não cabe aqui explanar, José, um jovem hebreu que fora vendido pelos seus irmãos ao Egito como escravo, estava preso, e por sua reconhecida capacidade de interpretar sonhos de seus colegas de cela, foi recomendado para ajudar a esclarecer sonhos que estavam incomodando o Faraó, maior autoridade do Egito daquela época.

Sim, o Faraó estava amargurado com sonhos que tinham a ver com vacas magras, vacas gordas, vacas belas e gordas, espigas magras, graúdas, etc. Esses sonhos eram tão intrigantes que o Faraó mandou convocar todos os magos e os sábios do Egito para que lhe revelassem o tal mistério, mas nenhum deles foi capaz de revelar ao Faraó os sonhos.

O final da história a grande maioria de nós sabe: José, como sempre fizera, com a sabedoria dada por Deus, conseguiu desvendar os segredos dos sonhos do Faraó, foi extremamente recompensado por ele, que lhe concedeu o título de Administrador de todo o Egito, e assim passar a ser conhecido na história como José do Egito. Mas, quero ressaltar um aspecto dessa passagem: “…foi trazido depressa do calabouço. Depois de se barbear e trocar de roupa, apresentou-se ao faraó”.

José sabia que havia sido escolhido e separado para uma grande missão. Ele sabia que tinha que impressionar o Faraó. Ele não podia perder essa oportunidade de impressionar. Apresentar-se maltrapilho não daria a credibilidade que precisava passar ao Faraó, e então ele cuidou da sua apresentação pessoal.

Eu não me canso de imaginar essa passagem e tento recriar na minha mente esse momento sempre que tenho reuniões de negócios, onde preciso me apresentar de forma que cause boas impressões.

E quero deixar também essa reflexão para você perguntando: você tem cuidado de sua aparência pessoal? Como você se apresenta no seu trabalho no dia-a-dia? Como você se veste para uma reunião interna ou externa? Como você se apresenta durante uma visita a clientes e fornecedores?

E finalizo dizendo: desperte o José que você tem dentro de você, não perca oportunidades de impressionar os seus clientes, superiores, ou mesmo pares de trabalho.

Um grande abraço e até breve!

*Michael Ataíde é Bacharel em Relações Internacionais com MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.