Você está focado na vida que deseja?

Silvio Celestino*

Recentemente tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Marshall Goldsmith, considerado por muitos, o mais importante coach executivo da atualidade. Ele mencionava estar decepcionado com alguns jovens, nos Estados Unidos, os quais já teriam dedicado mais de 20.000 horas a vídeo games. Tempo suficiente para, segundo ele, alguém concluir o doutorado.

Hoje o mundo digital pode tornar-se um grande vício. Pessoas consomem um tempo precioso sob uma avalanche ininterrupta de informações, fatos e atividades irrelevantes para sua vida. Isso provoca uma sensação permanente de falta de tempo e de que estamos perdendo algo importante.

A causa disso está principalmente no fato do indivíduo não selecionar conscientemente o que vê e ao que se dedica.

A solução depende de seu interesse e determinação em ter a vida que deseja.

Para isso, precisa especificar com clareza o que quer. Não apenas em termos materiais, isto é, seu padrão de vida, mas também em quem deseja ser para o mundo.

É a partir daí que você deve escolher o que se fazer com seu tempo. Com quais pessoas você gostaria de conviver? Alguns indivíduos irão favorecer a vida que deseja, enquanto outros irão afastá-lo dela. Você deve favorecer os primeiros e eliminar, ou reduzir o tempo de exposição aos demais.

A segunda pergunta é: quais ambientes você gostaria de frequentar? Há lugares que contribuem para o desenvolvimento da vida desejada, e outros inibem, ou a impedem totalmente. A pessoa deve fazer o que for necessário para ingressar nos primeiros e evitar a todo custo os demais.

E, por último, a quais temas quer se dedicar? Certos assuntos são importantes para o indivíduo se desenvolver, outros, são irrelevantes. Quanto mais a pessoa dedicar-se àquilo que é relevante para sua vida e ignorar aquilo que não lhe traz valor, em menor tempo será quem deseja e terá a vida que quer.

Portanto, conecte-se com indivíduos, entidades e empresas que são relevantes para desenvolver sua vida. Invista seu tempo nos diálogos, ambientes e no convívio com pessoas que possam contribuir com você.

Seja lá quem você deseja ser, ou o que pretende ter em sua vida, precisa ter consciência de que não possui um tempo infinito para fazê-lo. Gaste-o com sabedoria.

Vamos em frente!

*Sílvio Celestino é Autor do livro Conversa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira, e Sócio-Fundador da Alliance Coaching. No Twitter: @silviocelestino. Visite: www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/Celestinosilvio Este artigo foi publicado anteriormente no portal Carreira&Sucesso da Catho.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.