Newsletter subscribe



Artigos

Você está preparado(a) para assumir um cargo de maior responsabilidade?

Posted: 9 de abril de 2013 às 8:30 am   /   by   /   comments (0)

A pergunta acima é para você que já tem alguns anos de experiência no mercado de trabalho e esteja no momento buscando uma melhoria na sua carreira. Parece fácil responder não é mesmo? Posso até imaginar a resposta que você possa ter na ponta da língua “Ora! isso é pergunta que se faça? claro que estou preparado(a), preparadíssimo(a)”. Será que está mesmo preparadíssimo(a)? Considere algumas situações.

Assumir uma posição com maior responsabilidade não é um fato impossível ou que demore a acontecer. A dinâmica do mercado de trabalho atual é tão grande que quando você menos espera está frente a frente com situação de ter que deixar de ser um auxiliar, um assistente para atuar como coordenador. Assim também nem sempre é demorado passar de supervisor a gerente e de gerente a diretor e até sócio de uma empresa. Você deve conhecer vários casos de promoções assim.

Claro que a gente sabe que há competência por parte dos profissionais que tem a oportunidade de serem promovidos mais rapidamente. O fato é que em muitos casos um profissional da área técnica é promovido para um cargo administrativo somente porque era um bom técnico, o que não significa que ele seja ou esteja preparado para funções administrativas. E parece que é aí que está a resposta para muitos casos de fracasso ou falta de sucesso na carreira de muitos profissionais que são promovidos a cargos que exigem mais responsabilidade.

Você deve entender que ser promovido a um cargo mais alto exige que você tenha que continuar desempenhando bem as suas atuais tarefas, conhecendo as técnicas e procedimentos e ainda saber coordenar o trabalho dos demais membros da equipe para poder responder de maneira adequada quando eles lhe forem lhe procurar para esclarecer uma eventual dúvida.

Também, ao assumir um cargo de maior responsabilidade você terá que ter e demonstrar a capacidade de tomar decisões o que nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando você está com a responsabilidade de lidar/gerenciar negócios de terceiros.

E, dentre outras atribuições de um novo cargo, vem o que pode ser considerado a parte mais complicada para quem quer assumir mais responsabilidade já que muitos profissionais não gostam ou não sabem fazer: você terá que demonstrar habilidade no trato com pessoas, ou seja, tem que saber lidar com pessoas, com reações humanas, para liderar pessoas.

Lidar com o fator humano é realmente complicado. Ser um líder de pessoas e saber lidar com as reações humanas dentro do ambiente de trabalho é para mim uma habilidade que é difícil de ser imposta, já que não há uma fórmula mágica que seja incutida na cabeça das pessoas, apesar das horas de treinamento e de tantos investimentos por parte das empresas.

Portanto, antes de aceitar um convite para promoção na sua empresa para um cargo de maior responsabilidade ou até mesmo antes de partir para o mercado de trabalho em busca de um cargo mais alto faça essa pergunta: será que estou seguro(a) e preparado(a) para a nova responsabilidade?

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.yamaeducacional.com.br/autores/nelson_fukuyama.jpg[/author_image] [author_info]Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online. Todas as suas matérias refletem as suas experiências profissionais presenciadas durante anos como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.[/author_info] [/author]