Newsletter subscribe



Artigos

Você está pronto ou preparado?

Posted: 9 de junho de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

Adriano Tadeu Barbosa*

Com o volume de informações que temos tido hoje em dia e com a agilidade do mercado em entrega de projetos e resultados, há um questionamento sobre a prontidão ou preparar-se para empreender e até mesmo ocupar cargos, afinal, alguém sabe a hora certa?

Não existe mais hora certa para nada e tão pouco estar pronto para desempenhar um papel ou empreender. O mundo está cada vez mais dinâmico e o volume de informações que temos a cada instante e de diferentes meios é incontável.

As campanhas de TV já ligam à segunda tela, que são os nossos smartphones e tablets, como meios de manter-se conectadas conosco. O sistema de ensino, como atualmente estamos acostumados, já passa por transformações, como os cursos online, palestras interativas e sem que nem ao menos tenhamos que sair de casa para ter acesso ao conteúdo.

Aquele caminho pronto que nossos pais provavelmente passaram, de se formar, trabalhar, especializar-se e construir família, já não é mais o que nós, e ainda, nossos filhos fazemos ou farão. Hoje, não existe um caminho certo, não há hora apropriada para que aquela promoção no trabalho ou a oportunidade de abrir um negócio chegue até nós. Mesmo com o WhatsAPP nas mãos de 8 em cada 10 brasileiros conectados, segundo o portal PSafe, é impossível alguém receber uma notícia de que a hora certa vem chegando, portanto, sinta-se pronto para ela.

Não. Não mais podemos pensar que estamos prontos para qualquer responsabilidade, afinal, quando chegamos lá, sempre vai faltar algum item que deixamos de lado. O que temos que desenvolver e pensar de agora em diante é a preparação para assumir novos desafios. E ela veio para ser constante. Uma vez você criando habilidades para trabalhar novos conceitos, matérias, assuntos, conexões, você tende a permanecer conectado com a dinâmica que o mundo nos entrega.

Pense que ficar parado esperando a vida chegar pode refletir uma péssima imagem, como a que somos lembrados por alguns estrangeiros que se conectam conosco, segundo uma pesquisa divulgada na Folha de São Paulo, ainda nas comemorações do Brasil 500, onde a ideia é que os brasileiros são preguiçosos, desde a época do nosso herói nacional Macunaíma – retratado pelo modernista Mário de Andrade, associado à indolência indígena, a crença na inferioridade da mestiçagem e nos efeitos negativos do clima tropical sobre o trabalho.

Isso se deu porque precisou estrangeiros chegarem no país (desde 1500) para que pudessem aproveitar das oportunidades que aqui estavam e construíssem seus legados. O que ainda vemos em algumas notícias sobre os executivos atuais que migram para o Brasil em busca de mais resultados de suas multinacionais, porque os brasileiros, que deveriam ocupar tais cargos, agora que começam a realmente investir pesado em suas formações, networking e resultados.

Mesmo diante de tamanha dinâmica do mundo frente ao trabalho e empreendedorismo, as mudanças têm seu tempo para acontecer, sempre através do esforço e grandes atitudes, feitas no presente, e que refletirão nas mensagens recebidas em nossos WhatsAPP. Prontos, não mais estaremos, mas preparados é o que temos que seguir. Uma boa forma disso acontecer é conhecer gente, fazer networking, cercar-se de pessoas também interessadas em se desenvolver, pessoal e profissionalmente, porque, são os resultados obtidos que constroem nossa personalidade e reconhecimento, e quanto mais pessoas estiverem crescendo conosco, mais oportunidades prepararemos aos que chegarão, como nossos filhos e netos.

A hora é agora. A atitude é o diferencial e o networking o segredo.

*Adriano Tadeu Barbosa é supervisor do curso de Empreendedorismo do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), de Curitiba (PR), e fundador da Ponto Pessoal, primeira agência brasileira especializada em Comunicação e Marketing para pessoas. Esse artigo foi publicado anteriormente no portal Carreia&Sucesso da Catho.