Newsletter subscribe



Artigos

Você evoluiu nos últimos anos?

como ser mais organizado
Posted: 20 de março de 2015 às 9:30 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Hoje gostaria de levar até você o desafio de medir a sua evolução pessoal e profissional através de algumas questões sobre alguns fatores de sua vida os quais você irá identificar como importantes para a sua vida.

Naturalmente que o que eu descrevo abaixo não se resume a tudo de importante para você, mas vale a pena. Veja.

Falando em modo de vestir, você pode ter mudado radicalmente o seu figurino, adotando um estilo mais sério, ou relaxou de vez, tudo para se adaptar a novos ambientes. Ou aumentou o seu estoque de roupas.

Ah! O carro. O modelo de seu carro atual mostra mais a sua personalidade: talvez mais esportivo, melhor equipado. Talvez um modelo mais sério por conta de sua posição profissional ou uma minivan por conta da família que cresceu.

Hobbies. Pode ser que você antes tivesse prazer em acampar, sem dar tanta atenção a pequenos detalhes de conforto, ao passo que atualmente você quer mais é estar bem acomodado em um hotel cinco estrelas.

Assim também a sua casa não é mais a mesma. Você substituiu os móveis, fez uma reforma. Ou vendeu a sua casa porque ela já não estava atendendo aos seus interesses. Quem sabe já tenha comprado outros imóveis.

O seu relacionamento como outras pessoas pode ser mais amplo, porque você conheceu pessoas mais interessantes, ou você reduziu o seu círculo de amizades, porque acha que é melhor ter poucos mas bons amigos do que muitos amigos que não acrescentam nada em sua vida.

A sua espiritualidade. Aproveitando o embalo da moda dos últimos tempos você também experimentou diversas formas de religiosidade e espiritualidade.

Seu modo de encarar as coisas vem se modificando nos últimos tempos. Talvez hoje você esteja mais consciente do que não lhe convém, ou ainda acha que é melhor aceitar o modo de pensar de outras pessoas, como um instinto de sobrevivência.

A sua formação acadêmica também pode ter se transformado. Novos cursos te fizeram crescer na sua área ou então você optou por mudar de área e resolveu ir em busca de uma nova formação acadêmica.

O domínio que você tem sobre as novas tecnologias a partir de atividades na internet que se multiplicaram fortemente nos últimos anos deve ter provocado algum interesse e ter trazido algum progresso para a sua vida pessoal e profissional. Mas, você pode ter optado por esquivar-se de aprender qualquer uma dessas novidades tecnológicas para ficar no seu cantinho de sossego.

E o seu emprego? Pode nem ser mais o mesmo. Você entendeu que o mundo corporativo é tão desgastante ou que as pessoas acima de você não lhe davam o devido reconhecimento e mudou várias vezes de empresa. Ou ainda você ficou decepcionado com a profissão que havia escolhido e resolveu mudar.

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude Empreendedora e Administradores para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.