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Você sabe dizer ‘não’ no trabalho?

Posted: 20 de novembro de 2016 às 12:24 pm   /   by   /   comments (0)

Ticket&Gestão*

Você sabe dizer ‘não’ no trabalho? Dizer ‘não’ a uma proposta ou situação não significa, necessariamente, comprar uma briga ou ainda prejudicar os acordos e relações. Negar é uma ferramenta essencial para proteção, seja na vida pessoal quanto na profissional.

Em seu livro, “O Poder do Não Positivo”, o antropólogo norte americano William Ury diz que a principal causa dos conflitos humanos destrutivos é a incapacidade de dizer ‘não’ de forma objetiva e amena, formando a parte mais difícil para se chegar ao ‘sim’. O livro nasceu no momento em que a filha de Ury adoeceu e este se viu obrigado a tomar decisões que exigiam dizer não a muitas reuniões de trabalho para estar com a família, por exemplo.

O autor explica que “nossas vidas são verdadeiras danças de sins e nãos. Aos pais, aos filhos, ao chefe, aos amigos. Somos sempre movidos por tais respostas e decisões”.

No ambiente corporativo, negar pedidos ou até ordens pode ser revelador sobre o profissional que você é e a posição que quer ter no trabalho. Um funcionário submisso que aceita a tudo resignado, muitas vezes não tem a oportunidade de mostrar seu valor. Quando ele nega, pode colocar seu ponto de vista e, desta forma, propor uma solução muitas vezes mais adequada para a solução.

Alexandre Prates, coach especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional, cita como exemplo o caso de profissional que dedica esforço para desenvolver um projeto e tem certeza da sua eficácia se vê diante de um cliente que, sem muitos argumentos pede uma reformulação. “O ‘sim’ se apresenta mais fácil, com menor responsabilidade e risco, porém, se a opinião alheia for equivocada, dizer ‘sim’ pode ser prejudicial, pois na hipótese do resultado negativo, não adianta o profissional dizer que avisou. Ele ouvirá que tem que vender melhor as suas ideias”, exemplifica.

Desta forma, a resposta negativa a uma solicitação, se bem embasada, demonstra confiança e dá credibilidade ao profissional. “Se você está certo do que está fazendo, diga não”, aconselha Prates e indica ainda que o profissional faça o gestor ou cliente confiar nele, no propósito de levar à diante as consequências de negar uma ordem. “Poucos profissionais têm essa coragem de trazer a responsabilidade para si e por um motivo muito simples: falta de embasamento!”, conclui o especialista.

Isso não quer dizer que o funcionário deva negar as ordens atribuídas sem nenhum propósito ou tão somente por que não deseja executá-las. Tudo é uma questão de segurança no trabalho, preparo e coragem. “A cada dia vejo ideias apresentadas de maneira superficial, sem envolvimento, sem ver o que está além de uma simples ação proposta”, afirma Prates, e diz ainda que o profissional que consegue avaliar o impacto das suas ações a curto, médio e longo prazo naturalmente ouve mais ‘sim’ do que ‘não’ sobre seus projetos.

*A Ticket e Gestão nasceu com o intuito de levar informação relevante para os gestores de todo o Brasil. Nesse espaço você encontra conteúdos exclusivos sobre carreira, gestão, negócios, empreendedorismo e muito mais. Saiba mais aqui: http://www.ticketegestao.com.br
Este artigo foi publicado anteriormente no portal Carreira&Sucesso da Catho.