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Você sabe lidar com o feedback?

Posted: 6 de setembro de 2013 às 7:45 am   /   by   /   comments (0)

 

* por Marco Zanqueta 

Para algumas empresas e organizações, pode parecer muito difícil lidar com a opinião de seus clientes. Com o uso da internet e das redes sociais, todas as pessoas podem expressar sua satisfação – ou insatisfação – com produtos e serviços adquiridos, trazendo, para os negócios, resultados que variam entre o excelente e o catastrófico. E é exatamente por isso que a habilidade de ouvir e analisar o feedback tem se tornado tão importante para os profissionais modernos.

O feedback é um dos maiores elos entre a organização e seus clientes. É por meio dele que são recebidos elogios, críticas e sugestões sobre os resultados que cada empresa oferece ao seu público. A partir delas, é possível reconhecer quais os pontos negativos do negócio, bem como reforçar os aspectos apontados de maneira positiva. Mesmo que não seja agradável ouvir reclamações, elas são fundamentais para o crescimento (tanto da empresa quanto de seus funcionários). A opinião do cliente também é imprescindível para a montagem de planos de ação, que auxiliam a decidir quais os próximos passos da organização.

Você ainda não sabe lidar com o feedback recebido? Confira algumas dicas para melhorar a sua receptividade.

1) Esteja interessado.

Mesmo que nem sempre seja positivo, o feedback é uma maravilhosa ferramenta para seu trabalho. Portanto, quando tiver que lidar com ele, esteja interessado. Ocasionalmente, você pode ouvir ou ler coisas desagradáveis, mas isso faz parte da vida corporativa. O importante é usá-lo para encontrar meios de melhorar cada vez mais, atingindo as expectativas dos clientes, colegas e chefes.

2) Cuidado com as más interpretações.

Comentários interpretados de maneira incorreta são um grande problema, principalmente quando não são recebidos cara a cara. Então, se ficar com alguma dúvida, não exite em fazer perguntas. As maiores falhas na comunicação ocorrem por causa de conclusões precipitadas. Nesse caso, a melhor saída é resolver o problema com um bom diálogo.

3) Peça detalhes e exemplos.

Determinados problemas só podem ser corrigidos quando devidamente mostrados e detalhados. Então, quando receber reclamações do público, busque saber quais suas causas por meio de exemplos concretos. Tentar entender as falhas de maneira genérica nunca é a melhor opção, então sempre pergunte e peça o máximo de detalhes possíveis.

4) Não recorra às justificativas.

Diversas vezes, quando recebemos uma crítica ou ouvimos algum comentário negativo a nosso respeito, buscamos justificar nossas atitudes ou botar a culpa em outra pessoa. Evite esse tipo de reação. Dessa forma, nos protegemos da realidade e recebemos o feedback de maneira errada. Ao invés de dar justificativas, reflita a respeito do que foi dito e observe melhor suas ações.

5) Comprometa-se com a mudança.

Se você prometeu algo para alguém, dê o seu máximo para cumprir. Ao assumir esse tipo de compromisso, você toma o feedback de maneira positiva e usa-o como forma de crescimento profissional. Por isso, trace metas e prazos, focando sempre nos bons resultados. Depois de cumprir a promessa, não esqueça de conferir a opinião final.

Nunca subestime o poder do feedback. Ele pode trazer diversos benefícios à produtividade e aos resultados de sua empresa!

* Marco Zanqueta é palestrante motivacional há 9 anos. Dedica seus conhecimentos da arte de falar em público, com seu know how de ator e mágico profissional há 21 anos para criar suas palestras motivacionais com mágica de um jeito moderno e pensando sempre em trazer resultados.