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Você tem Amigos no trabalho?

Posted: 20 de julho de 2017 às 5:15 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

No ambiente de trabalho, você acaba convivendo com pessoas de perfis pessoais, sociais e econômicos diferentes do seu, com preferências diferentes das suas. As mais próximas, aquelas com as quais você mais se identifica, por algum motivo, você acaba chamando de amigos.

Com essas você não tem um relacionamento restrito aos cumprimentos básicos e obrigatórios como “bom dia”, “oi” e “como vai?”. Com essas pessoas você não discute apenas os assuntos ligados ao trabalho e a empresa.

Como “amigos” você acaba até fazendo certas confidências pessoais ou profissionais, sabendo que elas estarão prontas para ouvir e dar uma força quando necessário.

No dia a dia da empresa, o amigo é aquela pessoa que está ao seu lado durante um trabalho complicado e é quem está pronto para lhe dar pelo menos o “apoio moral”, como dizemos.

Amigo está sempre pronto para te apoiar, para cumprimentar por um trabalho bem feito. Amigo não tem ciúmes quando você se sai melhor do que ele. Mesmo quando você tem a chance de se tornar superior dele ou ter um aumento de salário maior que o dele.

A toda hora, amigos têm paciência para ouvir, analisar e dar orientações. Em qualquer hora e lugar. Por isso mesmo, amigos são diferentes de colegas de trabalho, que nem sempre agem assim. Colegas de trabalho nem sempre (ou nunca) estão disponíveis para qualquer ajuda, muitas vezes torcem para que você “quebre a cara” para depois comentar seu fracasso com os demais. A situação fica pior ainda se você se sair bem em algum trabalho, ou tiver um aumento salarial ou ainda mais se for promovido a chefe dele.

Então, você tem mais amigos ou mais colegas de trabalho?

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, é Diretor e Administrador da Yama Educacional e Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com para os quais fala sobre comportamento no ambiente de trabalho, com base em sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais.