Newsletter subscribe



Artigos

Você tem um Propósito?

Posted: 18 de agosto de 2020 às 3:10 pm   /   by   /   comments (0)

Michael Ataíde*

Mas o que é propósito? De acordo com o dicionário Aulete, Propósito é uma palavra que vem do latim Propositu, e nos indica uma coisa que se pretende alcançar ou fazer. Está relacionado com a intenção de…, ou objetivo de…. é a razão por que algo existe.

O propósito é o que nos move. É o que nos motiva a levantar todos os dias para cumprir aquilo que chamo de missão. A missão que nos foi dada para transformar vidas, para educar, para tratar pessoas doentes, seja essa doença física ou da alma, que nada mais é do que as doenças relacionadas as emoções, a missão de levar uma palavra de consolo em dias maus, a missão de levar uma nação a prosperidade, enfim, a missão que nos foi outorgada pelo Criador para cumprir na terra.

Todos nós temos um propósito, ou uma missão. Você tem dúvida? Então faça o seguinte: passe o seu dedo em uma tinta e o pressione sobre um papel. Você verá que ali tem uma impressão digital, que entre bilhões de pessoas no planeta, somente você tem essa marca. Essa marca é a sua identidade, e eu não estou falando de identidade no sentido numérico, estou falando de identidade no sentido comportamental, intelectual, sociocultural. Você é único e o seu propósito também é único. Mas veja, o seu propósito somente tem valor se for para impactar de modo positivo a vida de alguém.

Nunca, em hipótese alguma, o seu propósito pode ser usado para maximizar riquezas, para acumular posses, carros, imóveis, etc. Se assim for, não tardará e você começará a colher os males da avareza, que leva a ganância, a atropelar pessoas, e o resultado disso, cedo ou tarde, é uma vida sem sentido, deprimida, solitária, pois todas as suas forças foram canalizadas para massagear todo o seu ego.

Para exemplificar o valor do propósito para impactar vidas, vou trazer aqui de forma bem sucinta a história de dois grandes personagens que com o seu propósito mudaram a história da humanidade.

O primeiro é o grande Winston Churchill, Primeiro Ministro da Inglaterra no período da Segunda Grande Guerra, 1939-1945. Aos 16 anos, ele disse “de alguma maneira, este país será submetido a uma tremenda invasão…Estarei no comando das defesas de Londres, e salvarei a Inglaterra do desastre” (trecho do livro Deus e Churchill). Isso foi uma profecia, mas também podemos dizer que o jovem Churchill já tinha senso de propósito. O resultado dessa profecia foi que com estratégia, propósito e coragem, conduziu as forças aliadas a derrotar o exército nazista e livrar a Europa e milhões de famílias do caos e do terror.

O segundo é José do Egito, aliás um dos meus personagens preferidos da Bíblia, o mais novo dos filhos de Jacó. Por ciúmes, os irmãos de José acabaram vendendo-o como escravo para uma caravana de Ismaelitas que estava indo para o Egito. Lá, José foi vendido para o chefe da guarda egípcia, onde começou a trabalhar e se tornou o braço direito desse general. O tempo passou, José teve acesso a educação avançada para época, se tornou um grande homem e, finalmente, tornou-se governador do Faraó. Certa época, havendo grande fome nas terras onde moravam os seus familiares, seus irmãos foram pedir ajuda ao governador do Egito,onde havia fartura de alimentos devido a boa gestão pública de José. Depois de algum tempo, seus irmãos viram que José era o governador e sentiram grande medo. Porém, José, ao invés de se vingar, cumpriu o seu propósito sócio-político que era ajudar a sua família e o povo hebreu da fome e da escravidão. O que José fez? Cumpriu o seu propósito! Que história é essa de José! Que propósito desse homem!

Então, para finalizar, todos nós temos um propósito que pode impactar vidas, que pode transformar pessoas, um povo, uma nação. E, o seu propósito pode transformar a humanidade. Você tem o seu propósito, olhe ao seu redor, amplie o seu campo de visão. Não viva sem um propósito.

Eu tenho o meu, e você, qual é o seu?

*Michael Ataíde é Bacharel em Relações Internacionais com MBA em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.