Newsletter subscribe



Artigos

Você vai se Arrepender!

Posted: 11 de abril de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Marco Fabossi*

Bronnie Ware, que cuidou durante muitos anos de pacientes em seus últimos meses de vida, reuniu em seu livro “Confissões Honestas e Francas de Pessoas em Seus Leitos de Morte“, os cinco maiores arrependimentos das pessoas antes de morrer:

1. Eu gostaria de ter tido a coragem de viver a vida que eu quisesse, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.
“Esse foi o arrependimento mais comum. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não realizou nem metade dos seus sonhos e têm de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomaram, ou não tomaram. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que eles não a têm mais.”

2. Eu gostaria de não ter trabalhado tanto.
“Eu ouvi isso de todo paciente masculino que eu cuidei. Eles sentiam falta de ter vivido mais a juventude dos filhos e a companhia de seus parceiros. As mulheres também falaram desse arrependimento, mas como a maioria era de uma geração mais antiga, muitas não tiveram uma carreira. Todos os homens com quem eu conversei se arrependeram de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho.“

3. Eu queria ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.
“Muitas pessoas suprimiram seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, ele se acomodaram em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eles realmente eram capazes de ser. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que eles carregavam.”

4. Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos.
“Frequentemente eles não percebiam as vantagens de ter velhos amigos até eles chegarem em suas últimas semanas de vida e não era sempre possível rastrear essas pessoas. Muitos ficaram tão envolvidos em suas próprias vidas que eles deixaram amizades de ouro se perderem ao longo dos anos. Tiveram muito arrependimentos profundos sobre não ter dedicado tempo e esforço às amizades.“

5. Eu gostaria de ter me permitido ser mais feliz.
“Esse é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só percebem isso no fim da vida que a felicidade é uma escolha. As pessoas ficam presas em antigos hábitos e padrões. O famoso ‘conforto’ com as coisas que são familiares e o medo da mudança fizeram com que eles fingissem para os outros e para si mesmos que eles estavam contentes quando, no fundo, eles ansiavam por rir de verdade e aproveitar as coisas bobas em suas vidas de novo.“

Eu raramente faço declarações definitivas, principalmente em relação à pessoas, mas hoje abrirei uma exceção, e afirmo: Você vai se arrepender!

Uma das coisas que aprendemos na prática é que a vida é feita de escolhas e, depois de refletir muito sobre este tema, cheguei à conclusão de muitas dessas escolhas, ainda que sejam “boas” ou “corretas”, nos causam certa sensação de arrependimento pelo que deixamos de escolher.

Isso aconteceu comigo recentemente: Quem me acompanha sabe que, salvo raríssimas exceções, escrevo um texto novo para o Blog todos os domingos. No último domingo, contudo, minhas netinhas passaram o dia aqui em casa e, por ter escolhido ficar com elas, não escrevi o texto. E às vezes, entre uma brincadeira e outra, apareciam pensamentos do tipo “Poxa, não vou escrever o texto hoje?” e, já no final do domingo, depois que meu filho, nora e as meninas foram embora, bateu um certo arrependimento por não ter escrito o texto, contudo, ao mesmo tempo, me inundou a certeza de que eu havia escolhido a “melhor parte”, e então me lembrei do texto bíblico onde Jesus disse: “Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada” (Lucas 10:41).

Enfim, o que eu quero dizer é que, independentemente das escolhas que você fizer, você vai se arrepender! Por isso, a melhor pergunta pra nos fazermos diariamente é: Quais são os arrependimentos que eu escolherei?

De não ter conseguido comprar tudo o que gostaria por escolher trabalhar menos pra estar mais perto da família e das pessoas que amo, ou de ter perdido a saúde, os melhores momentos da infância dos seus filhos ou até mesmo sua família, por ter escolhido trabalhar demais? De não ter conseguido fechar um bom negócio por ter escolhido ser honesto e poder contar isso para os seus filhos, ou de ter ganhado um bom dinheiro, comprado bons presentes pra eles, mas ter que mentir sobre a origem dos recursos? De passar boa parte da sua vida infeliz num emprego “seguro” pra garantir uma vida estável (e monótona), ou de lutar pelos seus sonhos, ainda que isso lhe faça passar por momentos de instabilidade e incerteza?

E então, do que você quer se arrepender?

*Marco Fabossi, Sócio-diretor da Crescimentum – Alta Performance em Liderança, é Conferencista, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em Liderança e Coaching. Graduado pela FEI, com especialização e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Autor do Livro “Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach”. Criador e Mantenedor do Blog da Liderança