Newsletter subscribe



Artigos

Como pausas no seu dia de trabalho podem ajudar na sua produtividade

Posted: 4 de julho de 2016 às 7:00 am   /   by   /   comments (0)

LoveMondays*

Há inúmeras recomendações e dicas para se transformar em um funcionário mais produtivo e satisfeito, menos estressado e, consequentemente, melhor profissional. Em meio a diversos tutoriais de como ter mais satisfação no trabalho e render mais, uma dica simples se mostra cada vez mais eficaz na tarefa de combater o estresse agudo dos colaboradores das empresas e evitar picos de ansiedade e insatisfação: fazer pausas, que podem ser durante o dia ou ao final dele, reservando um tempo para você e seu bem-estar.

Atualmente, diante de uma maior flexibilização do trabalho, diversas empresas têm permitido o home office pelo menos uma vez por semana, também têm concedido a vantagem de cada colaborador poder estipular o melhor horário para si, podendo sair mais cedo ou chegar mais tarde para se dedicar a atividades pessoais. Outros atos banais, mas que rendem ótimos resultados, são caminhadas no almoço, por exemplo, ou a adoção de um posto diferente de trabalho na empresa. Você pode achá-las menos importantes, mas essas atitudes fazem toda a diferença na sua criatividade e motivação!

Outra pausa recomendável no trabalho – e que é muito benéfica – é alterar a sua lista de tarefas, fazendo coisas que não estavam previstas. Se sua empresa permitir, que tal dar um tempinho no trabalho para jogar algum jogo, praticar yoga ou tocar algum instrumento? Cerca de uma hora longe da sua mesa já ajuda a recarregar as suas baterias e dá muito mais gás para que você execute ações de trabalho com mais rapidez e competência.

Se, apesar dessas atitudes, você chegar à conclusão de que seu nível de estresse se deve a uma insatisfação geral com o local em que você trabalha, seu chefe ou seus colegas, é hora de pensar em uma mudança, que deve ser feita de maneira consciente. Por isso, coloque em um papel o que você deseja no seu próximo trabalho. Talvez, a solução seja apenas um novo desafio na mesma empresa ou uma mudança de cargo para que tudo se acerte. A dica aqui é conversar com seu superior para, juntos, vocês descobrirem o que fará com que você se sinta melhor e alivie o excesso de estresse.

Independentemente da sua situação, reservar um tempo para você é essencial – seja de dia, de tarde ou de noite. Caminhar, conversar com amigos, tomar um sorvete, ler um bom livro, praticar um esporte… cabe a você avaliar qual método funciona melhor na hora de repor as energias!

*Fonte: release de 30/06/2016