Newsletter subscribe



Artigos

Seja um “influencer” você também

Posted: 1 de outubro de 2023 às 9:16 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Ser “influencer” é moda já algum tempo, nem preciso falar.

Influencer está em todo lugar. Em um programa na televisão, nos jornais, nas redes sociais. Basta ler um artigo, assistir a uma live, participar de um evento…lá está a pessoa que gosta de dar a sua opinião, que se apresenta como ou é apresentada/o como influencer…

Influencer…palavra chique, não é mesmo?

De conteúdo mesmo, a pessoa não apresenta nada de novidade! Ela começa com “fala, galera”, dá o seu pitaco, mas, não mostra conhecimento, experiência, nada!

Para ela, basta um celular, nem precisa ser do mais irado, pose, câmera, ação, platéia, milhões de seguidores nas redes sociais…

Conhecimento, experiência, vivência, e até mesmo uma simples convivência com um determinado assunto e tema, parecem totalmente desnecessárias, quando não, até parecem atrapalhar a “carreira” do “artista”.

Em alguns casos, se não são raros, o que vale mesmo é a ostentação. Uma boa conversa, pequenas “mentiras”, a apresentação pessoal, recheada de bens, como mansões, carros, relacionamentos, isso sim é o que conta para esses tais “somebody loves”.

Para dizer a verdade, eu já conheço esses tais de muito tempo. E fui obrigado a conviver com diversos deles. Nas empresas nas quais trabalhei, com suas festas de “confraternização”, reuniões, encontros de corredor…

Mas, a sua pergunta: como eu devo reagir/agir?

Quando você for (com eu fui e sou) obrigado a conviver com esses “influencers”, permita-se sentir-se remoendo por dentro, primeiro com certa piedade desses/dessas tais “influencers”. Depois, aguente, deixe o tempo passar, a conversa não vai te levar a nada mesmo…

Depois, em seguida, pense em tantos profissionais, daqueles de tirar o chapéu que você conhece de longo tempo, e que, de fato, têm o que dizer e apresentar, de sobra, mas que não têm espaço, e que poderiam realmente serem considerados “influencers”, e que poderiam ser famosos, se é que querem ter espaço e fama.

Mas, fazer o quê? Panis et circences…

*Nelson Fukuyama está aposentado depois de longa e bem-vivida carreira profissional