Newsletter subscribe



Artigos

Sua imagem pessoal na festa de confraternização de final de ano

Posted: 2 de dezembro de 2018 às 9:45 am   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Preocupada com “com qual roupa eu irei na festa de final de ano da empresa” e desesperada para brilhar na festa, Treinizelda passará a tarde toda no cabeleireiro e no entra-e-sai de lojas do shopping, experimentando muitas roupas…e pensando que hora terá  que sair de casa para não chegar atrasada.

Juniorito também não está pensando muito diferente. Shopping, carro limpo, roupa passada, afinal, festa é festa, em qualquer época do ano e em qualquer lugar. O importante é não errar os passos da dancinha que já vem ensaiando há algum tempo.

Dr. Serioso, apesar dos seus 50 e tantos anos, profissional experiente, levará apenas a esposa, fiel companheira, sua grande admiradora, sempre orgulhosa da carreira e do cargo que ele ocupa na empresa.

Lindita, secretária da Diretoria, claro, encomendou o seu vestido em outubro pensando em causar inveja nas demais secretárias dos demais departamentos, fez e fará o melhor possível para que a festa seja um sucesso.

Recebidos pelo presidente da empresa Dr. Supremo e sua esposa que farão questão de cumprimentar pessoalmente cada um de seus colaboradores, Treinizelda, Juniorito e Dr. Serioso estarão sentados em mesas diferentes na companhia de colegas de empresa mais antigos, mais ou menos conhecidos.

E a conversa rolará sobre assuntos diversos. Férias de final de ano, sem dúvida. Os mais viajados falarão daquela praia deliciosa no Caribe…”você conhece, Treinizelda?” “ah! sim, não estive lá, ainda, mas, tenho lindo muito sobre ele, e é um dos lugares onde pretendo ir”…

Juniorito, como se pode prever, nem bem sentará na mesa e já se levantará para ir conversar com a sua “turminha” no canto, nem “dando bola para os seus colegas de mesa…

Lindita, depois de tantos elogios ao seu vestido e corte de cabelo, se esquecerá da regra e irá abandonar sucos, refrigerantes e partirá para o whisky.

Dr. Madurelza, coitado, até a esposa o deixará falando sobre o time de basquete americano e os campeonatos que ganhou na década de 70.

Já o presidente Dr. Supremo se esquecerá todo o protocolo. Dançará com todas as mulheres, beberá o que puder e vier, e felizmente voltará para casa com a sua esposa dirigindo o carro.

Ah! os selfies…não poderá faltar os convites para os selfies…lembranças de momentos agradáveis.

Que venha a próxima festa de confraternização. Roupas certas, conversas boas, comportamentos adequados.

*Nelson Fukuyama é Gestor e Colunista do portal Dicas Profissionais, Um dos idealizadores, Diretor e Administrador da Yama Educacional, Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho, da Revista Atitude Empreendedora e Administradores.com. Idealizador e administrador de eventos nacionais e internacionais. Foi um dos Palestrantes do Dicas Profissionais Highlights 2013. Usa sua trajetória profissional ascendente, de trainee de consultoria externa a diretor de empresas nacionais e multinacionais para falar sobre comportamentos no ambiente de trabalho.