Newsletter subscribe



Artigos

Como reagir às contrariedades do seu dia a dia

Posted: 30 de setembro de 2012 às 11:10 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

A gente começa a semana com grandes expectativas especialmente com grandes desejos de que tudo corra bem e que os planos se realizem, não é mesmo assim?

Bom, é assim o meu desejo para meus planos e para os seus, claro.

Mas, a vida é cheia de surpresas e embora a gente deseje tudo de bom para a vida, nem tudo corre como é o nosso desejo. Quando a gente pensa que está seguro, que está cheio de bons resultados, que nada vai abalar a sua situação, e pronto, lá vem uma “cacetada”, um imprevisto, na forma de doença, na forma de contratempo, que impede a realização de algum plano que parecia tão bem encaminhado.

“Puxa! Logo agora que tudo parecia acertado para a assinatura daquele contrato e acontece isso!” diriam alguns. Ou, “agora terei que esperar mais uma semana para iniciar um projeto, tudo por causa dessas campanhas eleitorais!”…E assim vai.

São impedimentos que acontecem e aos quais estamos sujeitos, queiramos ou não. A gente pode se rebelar, maldizer. Não importa se você tem uma fé, se praticou algum tipo de religiosidade no final de semana, se está cercado de bons amigos, se tem “costa quente”, ou seja, se está garantido na sua vida por alguém que você pensa que é poderoso, se você tem bens materiais, nada disso importa. Você terá seus momentos de preocupação, profissional ou pessoal.

Se isso está acontecendo ou acontecer com você eu posso lhe transmitir um consolo: se você pensa que pode fugir de problemas, que você está livre de qualquer tipo de preocupação, não se engane, é bom saber que sempre haverá problemas de todos os tipos em sua vida.

O que você deve fazer? A primeira coisa é não se deixar abater pelos impedimentos. Fique irritado sim, mas não abandone a ideia por causa desse impedimento. Não se desespere. Não extravaze sua ira. Lembre-se de uma frase interessante da sabedoria da malandragem: um bom malandro não reclama, espera a sua vez! Assim também você deve se comportar, espere a melhor hora pra que seus planos possam ser concretizados. Pode ser que o impedimento do momento seja uma oportunidade para você refletir se o que se dispunha a fazer era para o seu bem.

De qualquer forma, tenha força para enfrentá-los e superá-los. Sorria do mau momento, lembre-se que mais tarde você vai se lembrar desse mau momento e dar risada. Continue tocando a sua vida. Pense em ideias novas, tenha mil planos e vá em frente.

Se a sua preocupação for insuportável, e quiser repartir comigo, mande um email para nelson@yamaeducacional.com.br que eu prometo responder com alguma ideia que pode ajudar a sair do embaraço.

Deus te abençoe!

*Nelson Fukuyama, é Diretor da Yama Educacional, Editor-Chefe e Autor de artigos do portal DicasProfissionais. Foi Auditor, Controller, Superintendente e Diretor de Administração, Finanças e Recursos Humanos de empresas nacionais e multinacionais e também Consultor de Empresas e Negócios.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e o portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br