Newsletter subscribe



Artigos

Previdência Privada: mais que um plano de aposentadoria, um investimento

Posted: 1 de agosto de 2008 às 6:11 pm   /   by   /   comments (0)

Por Juliana Fukuyama Ataíde*

Manter o mesmo padrão de vida que antecede a aposentadoria é um objetivo cada vez mais comum entre os brasileiros, e para evitar frustrações e garantir um futuro tranqüilo surgiram os planos de previdência privada.

Mas daí vem a pergunta: por que iniciar um plano privado se existe a previdência pública no Brasil, o INSS? A verdade é que a previdência pública brasileira está em crise, e isso acontece no mundo todo, já observou quantas reformas são feitas nesta na previdência brasileira? E que ela é sempre a mais prejudicada?

A última reforma da previdência limitou em até dez salários mínimos o teto de aposentadoria e existem discussões sobre uma nova alteração nos benefícios oficiais, então está crescendo o número de pessoas preocupadas em cuidar de seu próprio futuro, optando pelos planos de previdência privada, tanto é que a captação do mercado de previdência privada bateu seu recorde, e atingiu R$ 7,3 bilhões no primeiro trimestre de 2008, com uma alta de 23% sobre o mesmo período do ano passado (R$ 5,9 bilhões). Os dados são da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Grande parte deste crescimento se deve a familiarização da população com os produtos de previdência, a forte investida das seguradoras e as vantagens oferecidas, como benefício fiscal e tributação favorável, que lhe dão importantes ganhos no longo prazo, fazendo com que os fundos de previdência privada abocanhem uma parcela dos recursos aplicados nas demais modalidades como os fundos tradicionais, de renda fixa e DI, e a poupança em um prazo longo.

Quem trabalha como autônomo também contribui para o avanço da previdência privada, pois são poucos os que contribuem para o INSS, e assim precisam encontrar formas de garantir a manutenção do padrão de vida de sua família na aposentadoria.

As vantagens da previdência privada são o regime tributário de alíquotas decrescentes, a isenção da cobrança do Imposto de Renda sobre o ganho da capital durante a fase de acumulação e os papéis de renda fixa atrelados à Selic. Para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, o incentivo fiscal faz toda a diferença, porque permite deduzir o que foi investido no plano de previdência até 12% da sua Renda Bruta Anual, um valor muito significativo.

Outra característica importante em um plano de previdência privada é que você define quanto e quando quer receber a sua aposentadoria. A partir daí, deposita um valor todo mês, até o momento de começar a receber os seus benefícios. E como é uma ferramenta de planejamento, permite que você garanta o seu futuro aos poucos, sem depender de grandes aplicações.

Existem também as desvantagens deste sistema, como por exemplo, as altas taxas cobradas pelos gestores destes planos, que muitas vezes podem superar as vantagens fiscais; e os riscos da operadora do plano quebrar e a meta do plano não for cumprida, neste caso a inflação poderá corroer a sua aplicação.

Por isso todo cuidado é pouco na hora de escolher um plano, procure sempre uma empresa sólida no mercado, e um corretor autorizado, que é a melhor pessoa a te orientar sobre o plano ideal a ser adquirido.

*A autora é coordenadora do grupo de orientadores profissionais do Dicas Profissionais.