Newsletter subscribe



Artigos

7 dicas para conseguir se concentrar e ser mais produtivo

Posted: 11 de julho de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

José Roberto Marques*

Ao perceber que está tendo problemas para se concentrar, o melhor a fazer é buscar ajuda especializada. Contudo, além desse cuidado fundamental, existem medidas que pode tomar para auxiliar a busca pelo foco. Confira!

1 – Organize Suas Atividades Diárias
Quando não há organização das tarefas que precisa realizar todos os dias, são grandes as chances de se sentir preocupado e com medo de não conseguir dar conta de tudo. Assim, irá fazer uma coisa pensando nas próximas, o que certamente irá comprometer a sua concentração. Por esse motivo, é importante se planejar, estipulando períodos de tempo para cada atividade, para que possa realizá-las com calma.

2 – Planeje Intervalos Durante o Dia
A concentração está frequentemente ligada ao cansaço, ao tédio e ao excesso de esforço da mente. Se você está fazendo uma tarefa que requer muita concentração, como trabalhar ou estudar, por exemplo, é importante fazer intervalos de vez em quando, cerca de dez minutos por hora são o ideal. Use esse tempo para se levantar e caminhar, esticar o corpo, ir ao banheiro ou tomar um café.

3 – Faça Exercícios de Mindfulness
Estudos têm mostrado que os exercícios de mindfulness ou atenção plena podem ajudar a melhorar a atenção, bem como reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Eles são positivos porque ajudam a manter os pensamentos focados em uma única ideia, e é por isso que são ótimos para melhorar a concentração. Experimente apenas 5 ou 10 minutos por dia de prática de mindfulness e verá os benefícios.

4 – Elimine as Distrações
Se você é o tipo de pessoa que se distrai com facilidade, é importante que reduza as distrações ao máximo possível quando realizar um trabalho que precise de concentração. Mantenha o seu celular no modo silencioso e deixe apenas uma janela aberta no computador. Se costuma se distrair com ruídos externos, coloque alguma música silenciosa ou utilize protetores de ouvido.

5 – Priorize as Atividades
Deixe as tarefas mais difíceis para quando estiver disposto e revigorado, pois, provavelmente, será capaz de realizá-las com maior facilidade e rapidez. Faça uma lista das atividades que precisa executar e coloque-as em ordem, da mais trabalhosa para as mais simples. Você pode alterar a ordem e, se as tarefas que exigem mais o cansarem, é só fazer uma pausa ou se concentrar naquelas que considera mais fáceis.

6 – Separe um Tempo Para Responder Mensagens
Se o seu celular vive apitando com notificações de mensagens, e-mails e chamadas, o ideal é que separe alguns momentos do dia para respondê-los, pois, se permitir, passará todo o tempo fazendo isso, o que irá prejudicar a sua atenção em relação às atividades que estiver realizando. Então, o melhor a fazer para zelar pela sua concentração e produtividade é silenciar as notificações e deixá-las para momentos específicos.

7 – Faça uma Coisa de Cada Vez
Por fim, a última dica é que evite querer fazer várias coisas de uma só vez, pois assim correrá o risco de não conseguir se concentrar verdadeiramente em nenhuma. Lembre-se sempre da máxima de manter o foco na qualidade ao invés de quantidade. É claro que ser produtivo é importante, contudo, se não fizer um bom trabalho ela perderá completamente o seu sentido.

A concentração é um elemento fundamental para o desenvolvimento e o sucesso. Por esse motivo, se atentar para a qualidade dela é uma medida de autocuidado muito importante. Aproveite para passar a informação adiante, compartilhando este artigo em suas redes sociais!

*José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.