Artigos
Habilidades mais necessárias para colocar no seu currículo
Rodrigo Vianna*
De acordo com dados da Pnad Contínua, no segundo trimestre a taxa oficial de desemprego do país ficou em 12,4%. Houve, portanto, queda em relação ao verificado no primeiro trimestre do ano, quando a taxa foi 13,1%. Com dois anos de PIB positivo, gradativamente reduziremos bem o número de desempregados.
No entanto, de acordo com o IBGE, o número de pessoas que não trabalham e nem procuram emprego bateu recorde no país, o contingente fora da força de trabalho chegou a 65,6 milhões, alta de 1,2% sobre o período anterior e o mais alto da série histórica. Essas estão em idade para trabalhar, mas não estão em busca de oportunidade. O motivo costuma ser o desalento, que é quando a pessoa desiste de procurar emprego depois de tentativas sem sucesso.
Para incentivar esses profissionais a se prepararem para retomarem a busca pela recolocação no mercado de trabalho e ampliarem as chances de sucesso, endereço, abaixo, as principais competências técnicas e comportamentais mais requeridas atualmente. São elas:
Habilidades técnicas (Hard skills)
Reciclagem constante
Os profissionais não podem parar de estudar, é preciso se reciclar constantemente, para se atualizar tecnicamente com as boas práticas de mercado. Além disso, a existência da formação complementar no currículo – seja MBA, mestrado, ou especializações – é um indicador de que não estão em zona de conforto;
Realizações de projetos
Outra diferencial importante são as entregas efetivas. É preciso contar isso tanto no currículo, como nas entrevistas. Ou seja, é importante saber contar sobre os projetos que você já participou e tiveram resultados positivos: é necessário evidenciar isso de forma qualitativa e quantitativa;
Inglês – e terceiro idioma
A fluência no idioma inglês ainda é um desafio para grande parte dos profissionais – em diversos níveis hierárquicos. No entanto, essa capacitação é extremamente importante para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado, principalmente para cargos de liderança. E, além disso, é válido focar também em um terceiro idioma como atrativo para o currículo.
Habilidades comportamentais (Soft Skills)
Cultura geral
Essa competência é sempre importante, independente da área de atuação e nível hierárquico. É importante saber debater assuntos sobre o mundo, ter visão sistêmica e lógica, conhecer assuntos diversos;
Adaptabilidade/criatividade
Os profissionais devem trabalhar com performance satisfatória no cenário em que se encontra. A habilidade de extrair o máximo de resultado de acordo com a condição oferecida é cada vez mais valorizada pelas companhias;
Energia
A instabilidade econômica ainda é uma realidade, e as empresas devem retomar aos poucos suas estruturas de equipes antigas. Até então, a energia e disponibilidade são essenciais para ser multitarefa;
Otimismo
A atitude vencedora é ainda mais valorizada em períodos de instabilidade econômica. Um profissional que tem essa energia positiva pode fazer a diferença, quando também está munido de outras capacidades.
*Rodrigo Vianna, CEO da Mappit – empresa do Grupo Talenses especializada em conectar profissionais de cargos iniciais da carreira ao mercado de trabalho