Newsletter subscribe



Artigos

Brasileiros ainda gastam mais do que ganham

Como ser aprovado em um empréstimo?
Posted: 10 de fevereiro de 2019 às 9:22 am   /   by   /   comments (0)

Bruno Faria*

A maioria dos brasileiros gastou mais do que devia em 2018, segundo levantamento feito pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em conjunto com o CDNL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o Banco Central do Brasil. Especialistas em finanças dizem que isto pode estar ligado a compras por impulso e recompensas emocionais.

O estudo apontou que 73% das pessoas não tiveram orçamento suficiente para quitar os compromissos financeiros que assumiram. Além disso, afirma que a única forma de não entrar no vermelho é cortar gastos com lazer (bares e restaurantes), comprar produtos mais baratos, fazer pesquisa de preço, e reduzir compras de vestuário e presentes

isso acontece porque os brasileiros ainda têm o hábito de gastar e não de poupar dinheiro, tanto por questões culturais quanto por questões emocionais.

Historicamente, não temos a cabeça de poupadores. Nós ainda temos costume de associar sentimento a valor de presentes, por exemplo. Está na hora de fazermos uma disrupção e começar a separar as emoções na hora de decidir entre comprar e poupar.

A desorganização ou a falta de planejamento financeiro pode afetar as pessoas em diversas áreas da vida. Sem organização financeira, fica difícil alcançar objetivos. As pessoas sonham e depois se frustram. Isso pode impactar o dia a dia e, consequentemente, a felicidade delas.

Acompanhe seus gastos de perto

Por outro lado, o levantamento do SPC Brasil mostrou que 63% das pessoas começaram a administrar as próprias finanças, um aumento 8% em relação ao ano anterior. Este pode ser um sinal de que estamos adotando novos comportamentos.

Entre os 36% que não planejam o mês, as alegações mais comuns são de que os gastos podem ser administrados “de cabeça”, não conseguem ter disciplina para exercer a tarefa, preguiça ou falta de tempo.

O ideal para esta mudança de comportamento seria incluir a disciplina educação financeira nas escolas e envolver as crianças em conversas sobre o tema dentro de casa.

Fique atento aos gastos

Minha principal dica é fazer uma autoavaliação e entender quais são as necessidades reais de consumo conforme seu momento na vida e seu objetivo futuro. Livros, cursos e informações buscadas na internet podem ajudar o consumidor a controlar as emoções no momento da compra.

Cuidar das finanças não significa somente poupar e, sim, usar corretamente o dinheiro que circula em suas mãos. Assim, ou você vai economizar ou vai investir com consciência. Isso te ajuda a ter uma vida mais equilibrada. Se não der certo, não repita nem pare, crie outro método para alimentar essa quebra de hábitos.

*Bruno Faria, da Haos Treinamentos. Mais informações em http://www.haostreinamentos.com.br/