Newsletter subscribe



Notícias

Curso de pós-graduação à distância em Compliance e Governança Corporativa,

Posted: 11 de junho de 2019 às 11:25 am   /   by   /   comments (0)

Os escândalos de corrupção deflagrados nos últimos tempos no Brasil obrigaram empresas e instituições públicas a aderirem internamente às técnicas de compliance. Com o aumento da demanda por profissionais capacitados, universidades lançaram cursos de especialização na área.

O papel do profissional de Compliance é muito mais amplo do que apenas combater a corrupção nas organizações. A implementação de uma política de integridade eficiente deve garantir que todos os regulamentos internos e externos sejam cumpridos à risca, o que inclui desde o cumprimento de leis trabalhistas até a manutenção de condutas éticas no trato com fornecedores.

O pós-doutor em direito público e advogado parecerista, Rodrigo Pironti, destaca a importância dos cursos de compliance nas instituições de ensino superior. “A inserção dos cursos ou das matérias de compliance nos cursos da graduação é essencial, pois a base trazida por essa disciplina é a de formação de cidadãos realmente éticos. Esta formação de integridade dos profissionais que vão ao mercado é indispensável”, explica Pironti.

O jurista ainda ressalta que o mercado de trabalho não está preparado para atender às demandas de compliance e ainda é escasso o número de profissionais que tem conhecimento da área. “A demanda da área de compliance aumentou muito depois da Lei Anticorrupção e agora as legislações estaduais também estão exigindo estruturas de compliance das empresas que contratem com o Poder Público. Isso faz com que o mercado aumente o seu escopo e que os profissionais tenham que estar preparados para isso. Infelizmente, ainda não estão porque existem pouquíssimos cursos que preparem esses profissionais”, acrescenta Rodrigo.

Rodrigo também integra o time de professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), em parceria com o Brasil Jurídico, no curso de pós-graduação à distância em Compliance e Governança Corporativa, que terá início no dia 14 de junho. Para ele, pouquíssimas pós-graduações trabalham o tema com a profundidade que ele deve ser trabalhado e esse é um diferencial do curso oferecido pela Rede FTC.