Newsletter subscribe



Artigos

Já pensou em trabalhar em sua própria casa?

Posted: 28 de outubro de 2009 às 6:25 pm   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Há alguns anos venho adotando a rotina especial de trabalhar em minha própria casa. Acordo, me arrumo como se fosse para uma empresa, vou à cozinha onde converso com a minha esposa, tomo o meu café, atravesso um corredor de um metro e entro no meu escritório. Ligo meu computador, me conecto, leio as matérias dos principais jornais eletrônicos e outras fontes de confiança. Faço meu plano de trabalho do dia.

Pelo email troco informações com o nosso escritório, pelo telefone faço e atendo as chamadas. Faço o meu trabalho assim, a maioria dos dias da semana, sem necessidade de sair de casa para ir ao escritório.

Agradeço a Deus por esse privilégio, especialmente nos dias de muita chuva ou muito sol. Fico livre dos grandes congestionamentos do trânsito da cidade, causador de tanta perda de tempo para se chegar a uma empresa. Às vezes para se atravessar de um lado ao outro da cidade leva-se duas horas ou quarenta minutos para atravessar uma ponte sobre as marginais superlotadas.

Essa situação é extremamente vantajosa para quem precisa de tranquilidade para desenvolver projetos profissionais. Não há tanta interrupção de telefones, de pessoas. Posso parar o que estou fazendo, posso ligar o meu rádio e ouvir músicas ou programas que me interessam. Posso dedicar mais tempo ao trabalho, parando quando quiser. No final do meu expediente, posso desconectar o meu computador na hora que eu quiser. Estou em casa, tomo meu banho, janto e posso voltar ou não para o meu escritório para mais uma sessão de trabalho.

Vejo muitas vantagens, tenho qualidade de vida, sou muito produtivo, e economizo tempo ao não precisar sair de casa. Passo mais horas com minha família, e posso ver por mais tempo as minhas netinhas crescendo e fazendo gracinhas, coisas que não consegui fazer com meus filhos devido à minha vida profissional.

Há algumas desvantagens. Em primeiro lugar eu acabo trabalhando mais do que trabalharia para uma empresa, como fiz por várias décadas. Segundo, perco o contato com aquele ambiente interno dentro uma empresa, onde se conversa com outras pessoas, para tomar decisões mais rapidamente sobre determinados assuntos.

Vejo que muitos colegas meus estão se adaptando a essa vida de trabalho em casa. É uma prática que algumas organizações vêm recomendando para seus funcionários. Afinal, porque muitos deles têm que se deslocar todo o dia para as instalações da empresa, perdendo um tempo precioso no trânsito que poderia ser melhor aplicado em tarefas que podem ser realizadas em suas próprias casas.

Mas, você já pensou como poderia ser sua vida se pudesse trabalhar em sua própria casa?