Newsletter subscribe



Artigos

Os quatro níveis de liderança

Posted: 26 de fevereiro de 2013 às 5:14 pm   /   by   /   comments (0)

Prof. Menegatti*

Uma pesquisa apontou como as pessoas se tornaram lideres: 10% talento natural, 05% consequência de líderes, 85% influência de outros líderes. Se você está galgando, dentro da sua organização, alcançar níveis mais elevados de liderança, saiba que você passará por esses quatro níveis:

1. Cargo

As pessoas o seguem porque têm que fazer. A liderança está fundamentada na sua posição e sua influência não se estenderá além das fronteiras definidas pela descrição do seu cargo. Um líder que deseja que as pessoas o sigam simplesmente porque ele é “o chefe” logo perderá o respeito de seus liderados. Quanto mais você permanecer neste nível, maior será o turnover de sua organização e mais baixo será sua moral.

2. Relacionamentos

À medida que os seguidores confiam e gostam de seu líder, eles começam a segui-lo porque querem fazê-lo. É neste nível que o trabalho começa a ficar gostoso. Contudo, permanecer por muito tempo neste nível sem elevar os índices de produtividade faz com que pessoas altamente motivadas fiquem inquietas.

3. Resultados

Nesse nível sua influência está consolidada, o respeito aumenta por causa daquilo que o líder e os subordinados alcançam juntos. As pessoas começam a seguir por causa daquilo que o líder fez pela equipe ou pela organização.

4. Capacitação

Os maiores líderes tem a visão de ajudar pessoas a se desenvolverem de modo que alcancem seu potencial. A maturidade faz com que seu foco mude, saindo da preocupação de inspirar e conduzir seguidores para a capacitação de outros líderes. Como resultado, elas o respeitam não apenas por aquilo que fez pelo time, mas também pelo que fez a elas a nível pessoal.

 

*Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVD´s, entre eles estão o livro “Talento – É fazer coisas comuns de forma extraordinária” e o DVD “Campeão de Vendas”. Contatos:www.menegatti.srv.br – palestras@menegatti.srv.br.

 

**Do Editor