Newsletter subscribe



Artigos

Prospecção para 2009

Posted: 15 de dezembro de 2008 às 8:07 pm   /   by   /   comments (0)

Crise. Ela tem perturbado o sono de muitos executivos pelo mundo e também é tema recorrente em conversas entre todos os níveis de profissionais. Afinal saber que o mundo passa por um problema tão grave, assusta e faz com que todos fiquem preocupados com o futuro, principalmente com a carreira. Driblar as dificuldades e aproveitar o momento para se estabelecer profissionalmente é uma das melhores saídas, afinal é nos momentos de crise que os grandes profissionais se destacam.<br><br>A previsão do diretor Geral da <a href=” http://www.trabalhando.com.br/”target=”_blank”>Trabalhando.com.br</a>, comunidade virtual de empregos, Renato Grinberg é otimista para o próximo ano. “O que se deve fazer é procurar aproveitar algumas oportunidades que a crise traz. Com a crise ficará mais fácil negociar descontos com fornecedores e assim por diante”, contemporiza. O mercado busca o profissional pró-ativo, voltado aos resultados e com espírito empreendedor.<br><br>Grinberg diz que em função da crise haverá um grande foco em profissões ligadas a área de custos, ou seja, profissionais que possam ajudar as empresas a serem mais eficientes em termos de gestão de custos. “Com certeza a carreira mais promissora em 2009 será a de controller. Como o próprio nome já diz, ele controla. Controla custos. É um elo entre a contabilidade e as outras áreas financeiras. Sua função é ter certeza que a área financeira tem controle e visão, dando transparência ao negócio”, justifica.<br><br><b>Em baixa</b><br><br>Áreas ligadas investimentos e gestão de fundos sofrerão em 2009. Junto com isso, possivelmente o setor de propaganda também passará por dificuldades. “Alguns especialistas defendam a continuidade do investimento maciço em propaganda em épocas de crise, a verdade é que muitas empresas não terão outra alternativa a não ser cortar custos destinados a marketing e propaganda”, confirma.<br><br><b>Em alta</b><br><br>Além do controller, como o profissional mais desejado de 2009, os setores de serviços em geral devem ficar mais estáveis ou sofrer menos em 2009. Além disso, o profissional para manter-se colocado no mercado de trabalho deve se remodelar. “Para se destacar o profissional precisa se mostrar envolvido e suas ações devem refletir essa consciência da conjuntura macroeconômica. Por exemplo, se for um diretor de criação, ele deve buscar e apresentar alternativas menos onerosas para produzir peças publicitárias e não simplesmente esperar que alguém lhe diga para economizar”, conta Grinberg.