Newsletter subscribe



Artigos

Quais são as suas ambições?

Posted: 13 de dezembro de 2013 às 6:59 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

Antes, porém, me responda: alguma coisa nesta vida provoca o teu interesse ou você é uma daquelas pessoas que está acostumada a ser apenas “telespectador”, apenas observando tudo o que acontece ao seu redor, achando que tudo está muito bom e não há motivo para mudar nada?

A pergunta pode parecer estranha, mas existe muita gente assim. São pessoas que querem ter o mínimo necessário para poder sobreviver, para se alimentar, para se vestir, ter um teto onde morar, ter um meio de locomoção. Em se tratando de vida profissional, pessoas assim só querem ter emprego (e não ter trabalho), para garantir o seu salário mensal.

Já para quem não pensa assim, não basta ter o básico. Uma pessoa assim quer melhoras na sua vida pessoal, assim, batalha para ter a sua casa própria, ter um carro melhor, mudar-se de casa, de preferência para uma maior, melhor localizada, mudar de cidade, sair de casa para morar sozinho, voltar a morar com os pais.

E a pessoa assim vai além também na sua vida profissional. Pensando em ter melhores condições para competir no mercado, e galgar melhor posição dentro da empresa, a pessoa, digamos ambiciosa, busca aperfeiçoamento e capacitação através de cursos e atividades acadêmicas, tem aulas particulares de idiomas que possam ajudar no seu crescimento. Ela sabe que esses fatores são importantíssimos para ela conseguir o que almeja. E não para nunca.

Por isso mesmo está sempre atenta ao que acontece ao seu redor. Querendo crescer na profissão ela busca oportunidades que a façam crescer e consequentemente a ajudam a ter um rendimento melhor. Se não consegue essa oportunidade na empresa onde trabalha atualmente seja através de uma transferência para outra área ou departamento, ela busca no mercado de trabalho externo a grande oportunidade de sua vida. E não pára nunca.

Essa é a ambição que podemos chamar de sadia. Que vale a pena adotar para a nossa vida.

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe e Colunista do portal Dicas Profissionais, Co-Fundador e Diretor da Yama Educacional, Colunista do portal Carreira&Sucesso da Catho Online onde este artigo foi publicado originalmente. Carreira profissional de Trainee de Auditoria internacional a Diretor de Finanças e Administração de empresas nacionais e multinacionais.
**A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte do portal Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br