Newsletter subscribe



Artigos

5 dicas para negociar um aumento salarial

Posted: 12 de maio de 2014 às 8:15 am   /   by   /   comments (0)

 

Nelson Fukuyama*

É um momento que pode demorar a acontecer, mas que quando chega é preciso tomar uma atitude do profissional. As atitudes podem variar de pessoa para pessoa.

Tem gente que, apesar das pressões que sofrem de outros, principalmente de seus familiares, prefere tomar uma atitude mais confortável, a de encontrar desculpas para não pedir aumento ou protelar um pedido. Ora, dizem muitos, como pedir aumento se a economia nacional vai mal. Ora, dizem outros, como posso pensar em pedir um aumento se as vendas da minha empresa estão em queda a cada mês? Vamos esperar mais um pouquinho, dizem outros.

O fato é que com o passar do tempo, com o aumento de pressões pessoais, por conta das contas a pagar, é preciso ser mais incisivo. Mas, como colocar pressão para conseguir um aumento sem comprometer a sua atual posição dentro da empresa?

A primeira recomendação é que você procure avaliar se a sua remuneração (considere salários e benefícios) em relação ao mercado e a outros cargos equivalentes dentro da sua empresa atual. Uma pesquisa salarial (há sites específicos de mostra salarial que você poderá consultar) poderá ajudar você saber isso e tomar uma decisão. Descobrir que sua remuneração está muito defasada em relação a outros cargos similares no mercado e dentro da sua empresa já será um grande argumento para pedir um aumento.

Tendo fortes argumentos em sua mente é hora de adotar uma segunda recomendação: com quem falar? Conversar com um superior imediato é uma saída. Se você o conhece, e, portanto, sabe como ele costuma reagir em casos assim, converse francamente com ele. O fato de serem conhecidos não significa que ele irá resolver o seu pedido de imediato. Conversar com um superior hierárquico que você não tem intimidade exige mais cuidado, especialmente com relação ao momento certo de abordá-lo.

Aqui entra exatamente a terceira recomendação: encontrar um bom momento para falar sobre aumento. É preciso saber escolher bem o momento para falar sobre isso. Não faça como muitos que querem aproveitar um encontro com o seu superior em um corredor, ou no restaurante, ou no elevador, ou durante uma reunião para falar sobre aumento. Você terá grande chance de ouvir um sonoro “NÃO” ou ainda correrá o risco de ouvir um “vamos falar sobre isso mais tarde” e nunca mais voltar ao assunto. Assim também, evite constranger o seu superior falando sobre aumento durante uma confraternização ou alguma festa pessoal nas quais esteja um superior.

A quarta recomendação é: esteja preparado para as reações ao seu pedido de aumento. Parece que determinados “chefes” tem o hábito de rejeitar pedidos de imediato, Ou, esteja certo que mesmo em situações favoráveis os seus superiores farão tudo para mostrar que eles não tem “budget” suficiente para aumento. Também, poderão demonstrar a você que seu desempenho não está sendo satisfatório. Se você mantiver os seus argumentos, alegando alguma habilidade ou melhoria em seu currículo, ele poderá avaliar o seu pedido e até mesmo conceder o aumento que você pretende.

Por último, a quinta recomendação: é hora de você tomar uma decisão importante para a sua vida. Se conseguiu o aumento desejado, parabéns, comemore. Agora, se não conseguiu, avalie se é melhor permanecer com o mesmo salário e aguardar um novo momento, ou, decidir sair em busca de uma melhor oportunidade em outro departamento da mesma empresa ou em outra empresa no mercado de trabalho.

Agora é a sua hora de tomar a decisão. Boa sorte!

*Nelson Fukuyama é Colunista e Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais, Diretor da Yama Educacional e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online e Revista Atitude Empreendedora. Suas experiências incluem passagens como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.

A reprodução total ou parcial é autorizada desde que citada a autoria e a fonte Dicas Profissionais www.dicasprofissionais.com.br.