Newsletter subscribe



Artigos

O desafio da simplicidade

Posted: 15 de setembro de 2014 às 7:56 am   /   by   /   comments (0)

 

Fernando Mantovani*

Todos querem crescer profissionalmente. Cada um tem o seu sonho: enquanto uns têm como meta trabalhar em outro país, outros desejam chegar logo a um cargo de gestão. Há quem queira o negócio próprio, outros não se contentarão com nada menos que o cargo de CEO.

Muitos profissionais acabam perdendo o foco quando têm objetivos de longo prazo para a carreira. A maioria se esquece do hoje. É bom se perguntar “o que eu posso fazer aqui e agora para atingir a minha meta?”. Se ela for trabalhar em outro país, experimente estudar mais de um idioma e se preparar para disputar oportunidades em uma multinacional que ofereça essa alternativa. Para um dia assumir um cargo de gestão, converse com seus superiores e entenda o que é preciso desenvolver no seu perfil para chegar lá. Já para chegar a CEO…bom, é preciso dar um passo de cada vez.

O mundo em que vivemos é marcado por um estado de constante ansiedade e ambição por grandes projetos. O desafio de viver em um cenário como o atual é o da simplicidade: é preciso saber que conseguiremos alcançar a nossa meta através de pequenas vitórias cotidianas. Entregar resultados consistentes, bater metas e garantir performances pessoais e da equipe acima da média levam ao sucesso através de um trabalho estruturado e esforços diários.

Usando ainda o exemplo do CEO – cada um dos presidentes de empresas tem uma história e uma trajetória. Nenhuma delas é igual, mas certamente todos eles precisaram passar por muitas etapas antes de chegar ao topo. Estudaram, erraram e acertaram, desenvolveram seu lado comportamental, fizeram negócios com muita gente diferente, foram gestores de equipes diversas…aprenderam com a prática de todos os dias.

É bom ter uma meta ousada para a carreira. Mas é preciso tomar cuidado para que a visão de longo prazo não comprometa o nosso dia a dia. Afinal de contas, o caminho é longo, mas precisamos percorrê-lo passo a passo.

*Fernando Mantovani  é managing director da Robert Half.