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Você sabe evitar conflitos?
*Eduardo Ferraz
É interessante observar que há algumas décadas havia menos conflitos, pois, por uma questão cultural, existiam poucos questionamentos. Quando comecei a trabalhar em uma multinacional, há quase 30 anos, havia sete níveis hierárquicos, do presidente ao chão de fábrica. Em uma hierarquia rígida e com muitos níveis, o chefe determinava e o subordinado fazia sem questionar, ou seja, havia pouca negociação.
Nas relações familiares, não era muito diferente: os pais mandavam e os filhos obedeciam; os maridos eram os “chefes de família”. Figuras de autoridade, como padres, militares e políticos eram obedecidos, quase temidos. Atualmente, a maioria dos chefes, pais, professores e líderes têm menos poder. Esse fato aumentou muito a intensidade dos conflitos, pois as pessoas – mesmo crianças – querem ser convencidas e não obrigadas a fazer algo. Entretanto, convencer dá muito mais trabalho do que impor.
Os conflitos são cada vez mais rotineiros e acontecem quando há diferentes interpretações sobre um mesmo problema. Isso é muito comum, pois quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas realmente são. Portanto, é impossível ignorar que quase toda negociação complexa termine em conflito. Conforme apresento em meu novo livro “Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa”, é aconselhável pensar em alternativas para amenizar os problemas, antes mesmo de uma negociação começar.
Confira quatro dicas para evitar conflitos.
- Seja empático
Empatia é a habilidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Ela nos ajuda a compreender as razões, por mais estranhas que pareçam, que levam alguém a tomar decisões que jamais tomaríamos.
- Ouça o outro lado
Para ser justo, é fundamental entender os pontos de vista das outras pessoas envolvidas no problema antes de tomar qualquer decisão. Quem está pressionado costuma agir sem pensar.
- Tenha uma postura racional
Não se contamine emocionalmente quando lado der respostas ríspidas. Mantenha a negociação no plano racional. As pessoas tendem a respeitar quem mantém o autocontrole.
- Seja coerente
Procure apresentar seus argumentos de maneira serena e de preferência embasados em dados mensuráveis, de forma que suas informações possam justificar seu ponto de vista.
Se seguir estes quatro passos, suas chances de evitar conflitos e obter acordos justos aumentarão muito.
Eduardo Ferraz www.eduardoferraz.com.br é consultor em Gestão de Pessoas há mais de 25 anos e especialista em treinamentos com base na Neurociência Comportamental. Acumula mais de 30 mil horas de experiência prática em empresas de vários segmentos. É pós-graduado em Direção de Empresas e acaba de lançar, pela Editora Gente, o livro Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa.