Newsletter subscribe



Artigos

Na surdina: como participar de entrevistas sem que seu chefe saiba

Posted: 28 de julho de 2015 às 7:02 am   /   by   /   comments (0)

Worklife-Robert Half*

Procurar um emprego enquanto você ainda está empregado pode ser um negócio arriscado. O resultado pode ser positivo se seu chefe vier a descobrir e decidir oferecer-lhe algo melhor, mais desafios, a fim de mantê-lo na empresa. Mas não é o que geralmente acontece. Ser descoberto pode levar a uma situação embaraçosa ou até mesmo antecipar sua despedida, o que seria difícil de explicar em uma posterior entrevista de trabalho.

É melhor conduzir a sua procura de emprego como um caçador se aproxima de sua presa: com cuidado e devidamente preparado. Aqui estão quatro dicas para procurar emprego “às escondidas” e participar de entrevistas sem que seu chefe saiba.

1.Cubra seus rastros
A internet é uma ferramenta maravilhosa para encontrar um novo emprego, mas também é a maneira pela qual a maioria das pessoas é descoberta. Se você estiver no LinkedIn, desligue a função que notifica seus contatos sobre suas atualizações – seus colegas observarão que seu currículo ficou mais vistoso e poderão querer saber por quê. Não transmita suas intenções no Facebook nem comece a pedir referências. Obviamente, lembre-se que é melhor esperar até chegar em casa para iniciar a sua busca – nunca use o computador de trabalho, e-mail ou telefone.

2.Escolha o seu campo de caça
As redes sociais são ótimas, mas também podem ser perigosas para quem quer descobrir novos empregos. Você nunca sabe quem conhece quem. Portanto, considere os possíveis riscos e os benefícios antes de abordar alguém. Ou aja de maneira segura, evitando o território familiar, e dirija sua pesquisa a um novo setor da indústria ou uma região geográfica diferente da sua. Um pouco de diversidade poderia favorecer o seu currículo.

3.Escolha seus parceiros de caça com sabedoria
Você precisará de um profissional de recrutamento, mas seria uma boa ideia evitar aquele que sua empresa costuma usar. De qualquer forma, você precisa deixar claro para o recrutador que sua associação é estritamente confidencial – você não quer que ele chame o seu chefe para dizer-lhe que tem um candidato excepcional que… por acaso, é você!

4.Atire do seu esconderijo
Se o seu traje de trabalho for informal, não apareça na sua empresa vestido de terno. Procure trocar-se na academia ou no banheiro. Também não conte aos seus colegas que você esteja contemplando a procura de um emprego. Isso pode fazer com que eles fiquem de olho no seu cargo, que pode estar disponível antes do planejado caso alguém divulgue seus planos à pessoa errada.

*Traduzido e adaptado do original On the sly: how to interview without your boss finding out e publicado em http://worklife.roberthalf.com.br/como-participar-de-entrevistas-sem-que-seu-chefe-saiba/