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Dicas para Carreira

Devo pedir opinião de um colega de trabalho sobre problemas na empresa?

Posted: 6 de agosto de 2015 às 4:39 pm   /   by   /   comments (0)

Nelson Fukuyama*

Outro dia recebi um email de um usuário do Dicas Profissionais dizendo assim: “não consigo ter um bom relacionamento com meu chefe aqui na empresa e pensei até em contar isso para outros colegas de trabalho para ver a opinião deles. Será que vale a pena?”

A minha resposta foi a seguinte:

A experiência tem mostrado que nem sempre você deve comentar problemas na empresa, quaisquer que sejam, com seus colegas de trabalho, mesmo para os “mais chegados” a você. Você poderá se decepcionar com essas pessoas pois elas, não todas, claro, poderão usar esse seu momento para comentar (ou seria “fofocar”) com outras pessoas e no final seu chefe acabará sabendo o que está se passando com você e especialmente sobre os seus comentários. Ele poderá não gostar do que você falar, especialmente se estiver falando mal dele.

A minha recomendação é que quando tiver algum tipo de problema no seu trabalho, especialmente de relacionamento com seu chefe, evite falar/comentar com outras pessoas. Será muito melhor comentar com alguém que não esteja ligado ao ambiente da empresa, como, por exemplo, um familiar, uma amiga, um amigo, enfim, pessoas externas.

Creio que assim você evitará mais problemas ainda.

*Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do portal Dicas Profissionais e também Colunista dos portais Carreira&Sucesso da Catho Online, Revista Atitude Empreendedora e Administradores para os quais escreve sobre as suas experiências como consultor e executivo de empresas nacionais e multinacionais.