Newsletter subscribe



Artigos

Assertividade: o verdadeiro significado deste conceito

Posted: 6 de setembro de 2018 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Cezar Nunes*

Uma das coisas que mais me fascina é observar como as pessoas que estão normalmente de bem com a vida agem. Gosto de ver como resolvem seus problemas, como usam o “jogo de cintura” e como ultrapassam seus desafios de uma forma aparentemente simples. Notei que todas tem uma qualidade que, com certeza, faz muita diferença: a Assertividade, uma das nossas principais competências emocionais.

A palavra Assertividade, hoje é a bola da vez, porém, muitas vezes, tem sido usada de forma errada, pois é frequentemente relacionada a acerto; daí tanta confusão com o conceito. Ela não esta ligada ao que é certo ou errado, se assim o fosse, deveria ser escrita com C, “acertividade” palavra não existente na língua portuguesa, pelo menos por enquanto.

Assertividade está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Uma pessoa assertiva é transparente nas suas intenções e colocações.

Vamos começar a falar o que não é Assertividade

Comportamento Agressivo:

Muitos justificam sua agressividade e falta de tato no trato com as pessoas em nome da assertividade, dizendo: “Eu sou franco, sou sincero, digo o que penso na cara!!!”.

Normalmente o agressivo está sempre ansioso por vencer, pouco se importa com os outros, pois para ele, o importante são seus desejos. Costuma jogar a culpa nos outros, critica as pessoas e não seus comportamentos, interrompe, é autoritário e tem “pavio curto”.

Assertividade não deve ser confundida agressividade, sarcasmo, com comentários maliciosos, hostis e humilhantes. As pessoas que tem estes comportamentos defendem os seus direitos, mas o fazem à custa da violação dos direitos dos outros.

Comportamento Passivo:

Os passivos são pessoas que falham na comunicação das suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões. Na medida em que a pessoa que tem este comportamento é a primeira a violar os seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão para ele também o fazer.

A pessoa passiva evita confrontos, espera que adivinhem seus desejos e esta sempre muito preocupada com a opinião dos outros. Por não saber dizer não, assume muito mais do que é capaz de fazer para não contrariar a quem esta pedindo. Deixa suas prioridades em segundo plano para atender aos outros, elas normalmente têm problemas para solicitarem algo que é legítimo e raramente se posicionam quando não estão de acordo.

Mas o que realmente significa ter um comportamento assertivo?

O comportamento da pessoa assertiva pode ser definido como aquele que é firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente. A pessoa assertiva controla sua ansiedade, diz o que tem que dizer sem ser hostil com seu interlocutor. É, por assim dizer, a pessoa que permite defender os próprios direitos sem violar os direitos dos outros.

Pessoas assertivas têm a capacidade de expressar suas opiniões, de defender seus direitos legítimos e respeitar os direitos e opiniões dos outros. Ela desenvolve a capacidade de saber pedir e dizer sim ou não quando solicitada para uma tarefa. Pessoas assertivas vão direto ao ponto, mas com tato. Elas se posicionam de maneira firme, decidida e convincente, sem ser autoritárias ou prejudicar relacionamentos.

Pessoas assertivas não são rudes, mas são diretas; elas utilizam das suas forças morais, capacidade de comunicação e qualidade de seus argumentos para irem direto ao ponto sem rispidez.

Percebe-se na pessoa assertiva a capacidade de fazer e receber elogios, de expressar sentimentos positivos, de iniciar e manter conversas interessantes. Quando não se sente confortável ela expressa sua discordância e deixa claro, sem ser agressiva.

O que preciso fazer para ser mais assertivo?

Para ser mais assertivo desenvolva sua objetividade, sua habilidade de argumentação, a autoconfiança, eleve a autoestima, pratique a empatia e a objetividade. Pessoas assertivas demonstram credibilidade e compromisso com a verdade e a ética. Sabem quando e como falar SIM e NÃO

Assertividade é uma virtude pessoal que demonstra maturidade e segurança.

*Cezar Nunes é Coach Certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching, Consultor na área de Treinamento pela SETI Serviços Educacionais, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Marketing de Serviços pela FIA, mais de 40 anos de experiência no mercado coorporativo, Experiência no desenvolvimento de talentos, Certificado em Assessments Alpha, DISC e Motivadores, Practitioner em PNL. Mais informações em http://www.cezarcoaching.com.br/