Newsletter subscribe



Artigos

Os principais erros em uma redação empresarial

Posted: 2 de setembro de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Instituto Passadori*

Antes de começar a falar sobre os principais erros em uma redação empresaria é recordar. Lembra quando sua professora de português pegava no seu pé para não trocar “mais” por “mas”? Hoje, se você se encontra em um alto cargo em uma empresa, deve muito a ela. A redação empresarial e a boa ortografia são questões importantes que todo bom profissional consegue utilizar adequadamente em seu dia a dia.

E apesar dos ensinamentos da época da escola surtirem resultados, é preciso também se manter atualizado com as novas regras ortográficas. De acordo com a professora e fundadora da Humaniza Ibero Americana, Raquel Garson e Silva, os erros gramaticais estão aumentando consideravelmente nos últimos anos dentro das empresas.

“Três fatores estão no topo das principais causas de erros nas redações empresariais: pouca ou nenhuma atenção à gramática da língua portuguesa pelas escolas, advento da escrita virtual e a nova ortografia”, advertiu ela.

Ainda segundo Raquel, os casos mais comuns de erros são o uso da crase, da vírgula, concordância, utilização de mau ou mal e uso dos porquês.

E os malefícios de uma redação empresarial em desacordo com a língua portuguesa são diversos. Quem escreve mal pode gerar uma imagem negativa frente aos seus superiores e pode ser visto como uma pessoa que não se atualiza ou até mesmo fica conhecida por ser pouco competente, algo que nem sempre é verdade.

A professora e fundadora da Humaniza Ibero Americana exemplifica que existem pessoas que leem muito, são competentes, porém escrevem com muita dificuldade e apresentam erros graves na escrita básica com as palavras que contenham s, ss ou ç, por exemplo.

E cabe também às empresas auxiliar estes tipos de profissionais, começando com a advertência de erros e incentivando projetos de leitura internamente. De acordo com Raquel, as companhias podem aprimorar a competência da comunicação como um todo.

“A comunicação verbal e escrita, quando entendida como estratégia que beneficia o clima organizacional, pode ser tratada como um plano de desenvolvimento de comunicação dentro do famoso T&D (Treinamento e Desenvolvimento), para que ao final de um programa coeso de treinamento em comunicação o departamento de recursos humanos possa promover ciclos de escritores internos, propagando e evidenciando a importância da escrita”, disse ela.

APRENDENDO COM OS ERROS

Algo que os gestores e líderes devem analisar nas redações empresariais é o grau do erro e a constância com que ocorrem. Caso os erros sejam repetitivos, o perfil pode sugerir um problema de questão educacional, que é o exemplo mais coloquial nos dias atuais.
A melhor dica para este tipo de caso é entender que deslizes eventuais podem acontecer e, nesse caso, na dúvida do momento da escrita, deve-se recorrer a livros de gramática e cursos especializados.

“A comunicação é a maior expressão do ser, assim, existem várias vantagens em escrever corretamente, como a geração de valor à imagem, aumento de credibilidade, reconhecimento, confiança pessoal, criatividade, aumento de memória, dentre outras”, conclui Raquel.
Chamada do Editor-Chefe

Fonte http://blog.passadori.com.br/os-principais-erros-em-uma-redacao-empresarial/