Newsletter subscribe



Artigos

Qual é a sua missão?

Posted: 2 de novembro de 2015 às 8:00 am   /   by   /   comments (0)

Marcelo de Elias*

Qual é a sua missão? É realmente importante pensarmos qual será nossa missão de vida? É necessário alinhar nossa vida pessoal e profissional com nossa missão?

Essas são apenas algumas das questões com as quais devemos nos preocupar no que tange à nossa missão. Falo de uma missão forte, que nos impulsiona. Refiro-me à sua missão pessoal, particular, única. Independentemente de questões místicas, religiosas, nossa missão é um norte, um guia que pode nos dar o caminho que vamos trilhar alinhados com todas as outras áreas da vida.

Se não soubermos para onde desejamos ir, nem o vento mais favorável levará nosso barco para porto algum.

Pergunte a si mesmo: O que realmente faz sentido para minha vida?

Analisando sua resposta, cabe observar se o caminho que está trilhando o conduz à sua missão.

As escolhas de cursos que faz, livros que lê, eventos que participa, pessoas com as quais se associa, tipo de trabalho que executa, seu lazer, sua espiritualidade, suas finanças, seus relacionamentos, coisas com as quais alimenta seu intelecto, enfim, os pilares de sustentação da sua vida, estão lhe aproximando ou distanciando-o de suas metas, da sua missão real?

Grande parte do stress, das doenças psicossomáticas, de nossos desequilíbrios emocionas, é proveniente de uma vida insatisfatória, sem sentido. Estamos naquele casamento pela comodidade e não por amor verdadeiro. Assistimos à TV pela falta do que fazer, não porque nos faz melhores. Fazemos um curso sem saber se agrega valor para nós. E assim arrastamo-nos por uma vida mediana, insatisfatória, sufocante.

E normalmente colocamos a culpa de nossas insatisfações nas outras pessoas. Precisamos parar de criticar os outros, nossos colegas, nosso chefe, nosso marido, esposa, etc. Não conseguimos mudar o outro, mas conseguimos mudar a nós mesmos, se assim desejarmos. Saiba qual é a sua missão, busque coerência entre seu discurso e sua prática.

Faça planos de ação específicos para cada área da sua vida, planos exequíveis, possíveis, positivos, com data de começo, meio e fim. Imagine os possíveis obstáculos que irá enfrentar em cada situação, busque alternativa, tendo sempre um plano B. Vai precisar de ajuda de alguém? De recursos? Tome a iniciativa.

E observe: todo esse esforço está alinhado com minha missão de vida? Em caso afirmativo, nada nem ninguém irá desviá-lo de seu caminho. Esse é um dos segredos dos vencedores. Eles têm uma missão, por isso são tão resilientes e entusiasmados com seus próprios ideais.

Vale a pena refletir sobre a sua missão pessoal de vida. Você pode construir sua própria realidade, depende muito de suas escolhas.

*Marcelo de Elias é consultor especializado em estratégia e gestão de pessoas. É professor de MBA e coautor do livro Ser Mais em Gestão de Pessoas. Consultor da Franklin Covey e diretor da consultoria Academia de Empresas. É Green Belt em Seis Sigma e auditor de sistemas e processos de gestão. Este artigo foi publicado anteriormente no portal Revista Atitude.