Valorize sua marca pessoal e adquira sucesso profissional!

 

Kalinka Carvalho*

Quando falamos em marca, logo pensamos em um produto. Ele requer uma boa embalagem, um bom conteúdo e se torna conhecido através de ações de marketing, que promovem o lançamento e o desenvolvimento dele. Então, assim como o marketing é necessário para promover o produto, ele também serve para promover pessoas, é o que chamamos de marketing pessoal. Cada pessoa é uma marca, somos produtos no mercado de trabalho e precisamos evidenciar nossa marca pessoal.

O que é a marca pessoal?

É a soma de diversos elementos como: personalidade, habilidades, conhecimentos, capacidades, interesses, qualidades, etc. É o resumo de tudo o que você realizou, está realizando e realizará futuramente. Ela está relacionada a nossa reputação, ou seja, como os outros nos enxergam.

Dicas para criação e gestão da sua marca pessoal (Personal Branding):

1) Autoconhecimento: é o primeiro passo. Você precisa identificar seus pontos fortes e fracos e depois se diferenciar dos outros, assim como os produtos nas prateleiras. Descobrir seus diferenciais, te ajudará a ficar confiante e divulgar sua marca da maneira correta.

2) Aparência: ela nada mais é que a nossa embalagem. Devemos nos preocupar com o que vestimos e na nossa higiene pessoal, pois você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

3) Objetivo: é necessário definir onde quer chegar e como gostaria de ser lembrado daqui a cinco anos. Com o objetivo definido, deve-se criar as estratégias para alcançá-lo. Elas indicarão no que é preciso investir.

4) Propaganda: como diz o ditado, é a alma do negócio. O que adianta você ser um excelente profissional se as pessoas não sabem disso?Primeiro tenha um bom networking, conhecer e conviver com profissionais de sua rede. Use a internet para te auxiliar, mas seja sincero e autentico.

5) Conteúdo: Crie conteúdos relevantes através de sites pessoais, blogs, mídias sociais, artigos e agregue conteúdo. Divulgue seu portfolio e currículo. Mantenha-se em constante atualização.

6) Simbologia: Você pode tornar sua marca mais evidente construindo uma identidade visual, assim torna-se muito mais fácil sua identificação.

Ninguém se sustenta sendo o que não é, portanto construa sua história e que seja única. Tenha paixão pelo que você faz e busque seus objetivos. Faça do marketing pessoal sua rotina, assim ele se torna natural e evidenciará sua marca, ou seja, você!

* Kalinka Carvalho, Publicitária, Personal Organizer, Produtora de Eventos e Consultora de Marketing. Escreve para os blogs Papo Universitário e Mercado Executivo.


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