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10 dicas para administrar melhor o seu tempo profissional

Posted: 17 de maio de 2010 às 11:53 am   /   by   /   comments (0)

* Por Nelson Fukuyama

Se você está cheio de atividades para esta semana e está ficando estressado com tanta coisa para fazer em um tempo tão curto, tudo pode ficar mais simples se você adotar algumas medidas para administrar melhor o seu tempo de vida profissional.

Se você tiver uma agenda, ótimo, mas pode ser uma folha em branco para dar os seguintes passos.

Passo 1. Liste tudo o que você precisa fazer durante os próximos dias desta semana que está se iniciando.

Passo 2. Organize os itens desta lista por data ou prioridade.

Passo 3. Indique o que você precisa fazer para atingir cada item (se for para um contato, quais os nomes, telefones. Se for uma reunião e precisar de material, quais assuntos, quais documentos, quais pessoas avisar).

Passo 4. Identifique dentre os recursos necessários, quais aqueles que você já tem em mãos para realizar cada um dos itens (nomes para contato, telefones, material, documentos, assuntos).

Passo 5. Identifique dentre esses recursos necessários, aqueles que você precisa (nome de pessoas para contato, telefones, material, documentos, assuntos).

Passo 6. Comece de imediato. Não desvie sua atenção.

Passo 7. À medida em que os dias vão se passando, vá anotando o que você já conseguiu atingir na sua lista e se for o caso anote outras necessidades.

Passo 8. Ao final da semana, faça uma avaliação daquilo que você conseguiu atingir durante a semana que passou.

Passo 9. Anote os itens que você não conseguiu concluir ou que tiveram que ser transferidos para a semana seguinte devido ao fato de dependerem de outras pessoas ou fatos.

Passo 10. Faça uma nova lista de assuntos prioritários para a próxima semana.

Após esse exercício (o modelo acima é apenas um exemplo a ser adaptado para a sua vida) você vai notar a diferença na sua vida. Você estará mais satisfeito e feliz com as coisas que conseguiu fazer. A empresa, os colegas de trabalho, os contatos e os seus familiares te agradecerão.

 

* Nelson Fukuyama é Editor-Chefe do Dicas Profissionais e Diretor da Yama Educacional. Teve passagens por empresas de consultoria externa (atuais PriceWaterhouseCoopers, Ernst&Young, Binah), Conglomerado Financeiro nacional (Banco Itaú e Itaúsa), e empresas multinacionais (AkzoNobel, Laporte Group PLC e Walbro) como Auditor, Consultor, Controller, Superintendente e Diretor de Finanças e Administração.