Newsletter subscribe



Artigos

10 dicas para vencer no mundo empreendedor

Posted: 26 de abril de 2018 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Lima Santos*

Empreender nunca foi fácil. Exige competência e persistência. O empreendedor vive todos os dias uma guerra não declarada, a chamada “guerra do mercado”. É fundamental que o empreendedor esteja bem preparado. Uma das primeiras coisas que aprendi nas Forças Armadas é que o poderio bélico não é necessariamente o fator decisivo para vencer. Tão importantes quanto, ou mais, são a inteligência e a estratégia.

Para mim que fui integrante da Tropa de Elite do Exército Brasileiro durante 20 anos, para ser um empreendedor de sucesso é necessário muito estudo, planejamento e tática. No exército me tornei paraquedista e no mundo dos negócios vivo todos os dias uma sensação similar ao primeiro salto: mesmo com todo planejamento prévio e de saber que eu mesmo preparei meu equipamento, nunca tive a total certeza de que iria sobreviver. Para me atirar de um avião tive que estudar, entender como funciona o paraquedas, como manobrar, como agir em situações de emergência, quais os melhores ventos para um voo seguro, quais são meus limites, o que fazer para mitigar riscos. Agora, na minha vida empreendedora, faço o mesmo em cada startup que invisto. Afinal, não queremos, eu e meus soldados no comando das novas empresas, nos esborrachar no chão e morrer logo no primeiro conflito.

Analisar e avaliar o modelo de negócio é de suma importância. Quando recebemos um pitch (apresentação curta com o objetivo de despertar o interesse de investidor ou cliente pelo negócio), nossa primeira análise está focada nos comandantes (sócios e CEO) e nos soldados (time de colaboradores). Sem um exército forte e preparado é impossível vencer a guerra. Depois olhamos para estratégia de mercado e arsenal (qual o modelo de negócios e que armas tecnológicas e estruturais dispõem para lutar). Avaliamos quem são as forças inimigas (os concorrentes) e que táticas empregaremos para ganhar terreno e abocanhar market share. Por fim, partimos para o mapeamento (estudo de mercado) e o desenho da estratégia, passo a passo, para conquistar sucesso empresarial.

Preparei 10 dicas valiosas para se começar um negócio, crescer com solidez e superar a concorrência:

1. Antes de mais nada, planeje cada passo e defina a estratégia (desenhe um canvas minucioso). Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

2. Procure conhecer a concorrência (faça benchmarking).

3. Estude o terreno, tenha um mapa e uma bússola (conheça o mercado em que irá atuar e não entre na batalha sem saber onde está e onde quer chegar).

4. Analise os riscos e adversidades (o cenário econômico, legislação, carga tributária e outros que podem impactar negativamente o negócio).

5. Faça simulações antes de atacar (MVP, teste A/B) e defina a hora certa de avançar (o time to market).

6. Escolha quais armas irá usar (quais tecnologias empregar, como direcionar os investimentos, que diferenciais desenvolver, quais paradigmas quebrar).

7. Monte trincheiras para estudar a melhor estratégia, se defender e se preparar para o ataque (crie barreiras de entrada aos concorrentes).

8. Mantenha seus colaboradores disciplinados, engajados e motivados e procure dar tudo que precisam para vencer (a tropa que está na linha de frente sabe que arsenal precisa para garantir a sobrevivência, portanto escute-os).

9. Forme continuamente sua tropa, avalie o desempenho a cada embate e retome o treinamento sempre que necessário.

10. A partir dos insights da tropa, faça análise de cenários (SWOT) e seja firme na tomada de decisões para surpreender o inimigo (o comandante, o CEO, tem a palavra final e um exército sem liderança está fadado ao fracasso).

*Lima Santos, CEO da 5Xmais Holding Business – empresa de investimento em startups