11 atitudes que mostrarão os seus diferenciais no trabalho

Roni Silva*

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. A formação acadêmica do brasileiro cresce a cada dia e, com isso, o mundo corporativo exige sempre mais dos colaboradores. Se formar, estudar e trabalhar por anos em uma área já não faz mais parte da realidade das organizações. Hoje quem apresenta mais resultados acaba ficando com as melhores oportunidades.

E você, se considera um profissional preparado para esta realidade? O que você faz de diferente para alcançar resultados? Confira, na sequência, 11 atitudes que podem mostrar os seus diferenciais no trabalho e o torná-lo um colaborador essencial para a sua organização.

Esteja atento
Esteja atento a tudo que acontece em sua volta, mesmo que as mudanças não atinjam diretamente sua rotina de trabalho. Assim é possível identificar muitas oportunidades e mostrar iniciativa.

Faça perguntas
Fazer perguntas fundamentadas pode demonstrar seu grau de interesse, conhecimentos e preocupação com a organização. Lembre-se que as dúvidas podem atrapalhar seu crescimento na empresa, uma vez que impossibilita o desenvolvimento das suas atividades com segurança.

Seja proativo
Não espere ser lembrado por outros profissionais. Antecipe-se, mostre-se disponível e animado para novos desafios.

Tenha senso de urgência
Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito hoje. Protelar é um dos maiores vilões para o crescimento pessoal e profissional, além de representar perigo para o bom andamento da empresa.

Identifique os problemas e sugira soluções
Levante pontos de melhorias nos processos, busque possíveis soluções e apresente ao seu gestor.

Contribua com outras áreas
Faça além do que é esperado de você, ajude no melhor desenvolvimento das rotinas de seus colegas de trabalho sempre que for possível. Surpreenda.

Determine suas prioridades
Faça uma lista das atividades por ordem de urgência e importância e trabalhe nessa sequência.

Busque desafios e agarre oportunidades
Não se contente com pouco, vá além. Ofereça-se para ajudar as outras pessoas, mostre que você pode assumir maiores responsabilidades. Sabe aquela ideia que parece impossível, você já tentou executá-la?

Quando lhe pedirem que faça um trabalho mais difícil e cansativo, mostre-se aberto. Aproveite a oportunidade para provar que você pode ir além. Da mesma forma, não tenha medo de não conseguir. Arrisque-se.

Seja criativo
Use a sua criatividade no dia a dia procurando a forma mais econômica de realizar suas tarefas, além de inovar, você estará ajudando a sua organização a conter gastos. Quer ajudar ainda mais? Dê sugestões para economizar energia elétrica, papel, impressão e outros custos do seu setor, ou mesmo, da empresa.

Envolva as outras pessoas
Desenvolva um espírito de equipe. As empresas estão em busca de profissionais capazes de trabalharem em equipe e produzirem para o setor. Está errado quem acha que trabalhar sozinho é uma forma de se destacar.

Invista no seu desenvolvimento profissional e acadêmico
Identifique o seu objetivo profissional, ou seja, onde você quer chegar. Trace os possíveis caminhos para chegar lá. Estabeleça metas para trilhar esse caminho, como a realização de cursos de capacitação, graduação e especialização, idiomas, participação em palestras, entre outros. Fique sempre atento sobre o que a empresa tem a oferecer nesse sentido. Muitas empresas investem na capacitação dos colaboradores.

Vista a camisa da empresa e dê o melhor de si. Suba cada degrau da sua ascensão profissional com honestidade, justiça e lealdade. Você terá um grande futuro pela frente se agir dessa maneira. E o melhor, será lembrado como alguém que fez o que é certo e venceu pelos próprios esforços.

*Roni Silva é Jornalista e publicou este artigo para o portal Carreira&Sucesso da Catho.


Vídeo recomendado:

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

A consultora de imagem e estilo Lilian Lopes fala sobre a importância de se vestir adequadamente para uma entrevista de emprego e dá dicas para homens e mulheres.