Newsletter subscribe



Artigos

2017 começou no sufoco para você também?

Posted: 13 de janeiro de 2017 às 6:00 am   /   by   /   comments (0)

Robson Profeta*

Em todo início de ano a história se repete. As despesas com festas, presentes e viagens se acumulam e o brasileiro se vê perdido ao ter que quitá-las, lidando ainda com os novos gastos que virão (IPVA, IPTU, matrícula, uniforme e material escolar para os filhos). Essa situação ocorre, ano após ano na vida de muitos brasileiros, que sempre se perguntam o que poderia ter sido feito para que ela fosse evitada. Eis as minhas dicas de como aproveitar esse momento para iniciar um ano novo de forma mais planejada, se preparando ainda para um 2018 espetacular.

Situações como esta ocorrem pelo fato de as pessoas não possuírem, não apenas o controle diário de suas finanças, mas também de não saberem como construir um orçamento de caixa de médio/longo prazos. Este é o período ideal para olharmos para o ano que passou e refletirmos nos exageros e erros cometidos, aprendendo a lição e melhorarmos nossa situação financeira e claro, nossa qualidade de vida. Pense em como você se encontra hoje. Você está satisfeito? Gostaria de repetir essa experiência no início do ano que vem? Se sua resposta a essas perguntas for não, algumas atitudes devem ser tomadas urgentemente.

Este é o período ideal para dar início ao planejamento financeiro, que deverá não ser feito apenas no inicio do ano, mas fazer parte da rotina diária das pessoas. Um dos grandes segredos do sucesso financeiro não está no fato de ser controlado apenas, mas em saber projetar sua vida financeira em orçamentos de caixa. O orçamento de caixa é uma ótima ferramenta que auxilia as pessoas a compreenderem a sazonalidade de seus ganhos e gastos e como estes itens afetam sua vida financeira. Esta mesma projeção nos ajuda a tomarmos decisões em viajar daqui a um, três ou seis meses. Quer fazer um teste? Cote uma viagem para o mês que vem ou para três ou seis meses e verá a diferença de preço. Caso não queira cotar uma viagem para daqui a seis meses porque o verão acabou, talvez perca a chance de fazer uma viagem para o verão em um país do exterior, que tanto sonhou e nunca imaginou poder realizar. Vai se surpreender com os resultados. E ainda, sempre aconselho meus clientes a fazerem uma planilha de gastos reais e orçados e claro, os ajudo na criação, identificando os momentos sazonais de ganhos e gastos além dos investimentos corretos a serem realizados.

É imprescindível estar sempre atento às opções de parcelamento e aos juros. As pessoas costumam ficar em dúvida entre quitar as dívidas ou permanecer com parcelas de endividamento e guardar o dinheiro disponível. Eu penso que devemos priorizar a quitação de dívidas mais caras, ou seja, com juros mais altos, como por exemplo, a dívida do limite da conta corrente ou divida no cartão de crédito. Estes juros são bolas de neve incontroláveis. O ideal é não ter dívidas, pagar à vista, não parcelar e claro, pedir um bom desconto na hora de comprar. Claro que ao pagar à vista não pode deixar sua conta negativa, pois não adianta pagar a vista e contrair divida no cheque especial. Uma dica simples é pensar em um desconto de aproximadamente 1% ao mês para antecipação de pagamentos. Imagine que você vai comprar algo por mil reais em 10 parcelas iguais de 100. Como são 10 meses, se a loja te der um desconto de 10% para pagamento a vista, ou seja, 900 reais, então poder ser um bom negócio. É claro que a maioria das lojas não de estes descontos, pois querem forçar os consumidores a comprar parceladamente, incluindo juros no produto.

Tenho alguns truques a serem seguidos para segurar melhor as despesas. Primeiramente, as pessoas precisam aprender a respeitar seu próprio padrão de vida. O consumo desenfreado não traz benefício algum, muito pelo contrário, só traz mais problemas e frustrações. É um alimento apenas temporário ao nosso ego. Além disso, recomendo que as pessoas invistam entre 10% e 20% do seu salário durante todo o ano em uma aplicação financeira adequada. E que tentem, se possível, pagar todas suas despesas com antecedência. Cote quanto custa uma viagem para o mesmo lugar, no próximo mês e daqui a três meses, e irá se surpreender. E surpresa mesmo ocorrerá se cotar uma viagem para um lugar muito mais interessante daqui a seis meses, talvez fique mais barato que a sua viagem do mês que vem.

*Robson Profeta, Personal & Professional Coach, Site: www.robsonprofeta.com.br. E-mail: rp@robsonprofeta.com.br. Tel: 11 98107-1003